TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IVENTÁRIO TURISTICO

Por:   •  12/8/2016  •  Seminário  •  1.702 Palavras (7 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

        Nesta apresentação iremos ter uma ideia dos passos e procedimentos para se realizar um Inventario Turístico.

        Mas para falarmos sobre Atrativos Turísticos é necessário conhecer um pouco do que conceito de Turismo, Oferta Turística. E para melhor conhecimento sobre os Atrativos Turísticos analisados, vamos conhecer um pouco sobre o turismo na cidade de São Paulo.

Apesar de não haver uma definição única para Turismo, a OMT - Organização Mundial de Turismo - o define como "as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros".

Já para definir oferta turística usamos a definição Beni (2001) o qual define oferta turística como: o conjunto de equipamentos, bens e serviços de hospedagem, de alimentação, de recreação e lazer, de caráter artístico, cultural, social ou de outros tipos, capaz de atrair e assentar numa determinada região, durante um período determinado de tempo, um público visitante.

Segundo o Invtur, Inventário da Oferta Turística consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infra-estrutura de apoio ao turismo como instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável. (http://www.inventario.turismo.gov.br/invtur/jsp/sobre_invtur/).

Ainda de acordo com o Invtur, Inventário da Oferta Turística tem como objetivo funcionar como equipamento de consulta para estudantes, empresários e pesquisadores, a fim de:

  • Disponibilizar aos visitantes, planejadores e gestores dados confiáveis sobre a oferta turística brasileira;
  • Permitir a análise do significado econômico do turismo e seu efeito multiplicador no desenvolvimento municipal;
  • Permitir a identificação e a classificação de municípios turísticos e com potencial turístico;
  • Permitir o diagnóstico de deficiências, pontos críticos e estrangulamentos e os desajustes existentes entre a oferta e a demanda; e
  • Coletar informações que subsidiem a elaboração de roteiros turísticos.

Segundo dados oficiais do governo paulista só o turismo de negócios proporciona mais de 45 mil eventos por ano. (http://saopaulo.sp.gov.br/conhecasp/turismo). A cidade oferece também uma intensa vida artística e cultural, destacando-se os centros culturais e museus. Também merecem destaque, as construções históricas, vários parques naturais, entre eles o Ibirapuera e o Horto Florestal e o turismo por motivos de saúde, uma vez que vários dos principais hospitais do estado e até mesmo do país, se encontram na capital paulista. Destaque, também, para dos renomados bares, restaurantes, baladas e shows que estão disponíveis para os mais variados públicos.

Porém os eventos não se limitam a nível São Paulo ou Brasil. Vão muito além das fronteiras, uma vez que acontece em São Paulo eventos internacionais como a Fórmula 1, o Salão Internacional do Automóvel, entre outros..

Como as opções são muitas, selecionamos quatro Atrativos Turísticos, a fim de conhecermos melhor, sendo cada um deles possui um enfoque diferenciado entre si. São eles a Feirinha de Antiguidades do Bixiga, Museu do Futebol, Parque da Agua Branca e Memorial da América Latina. Iremos conhecer um pouco mais de seus pontos fortes e em quais pontos deixam a desejar ao turista.

1. DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS

Conforme dissemos acima, as opções são muitas. Devido a isso selecionamos quatro Atrativos Turísticos, com o intuito de fazermos seus Inventários Turísticos. Porém antes de apresentas os formulários dos Inventários devidamente preenchidos, os quais virão em anexo no final da pesquisa, vamos apresentar um pouco destas atrações. Com foco diferenciado entre si, a Feirinha de Antiguidades do Bixiga, Museu do Futebol, Parque da Agua Branca e Memorial da América Latina possuem grande fluxo de visitantes e um acervo rico no que diz respeito à cultura especialmente paulista.

  1. FEIRINHA DE ANTIGUIDADES DO BIXIGA.

Localizada na Praça Dom Orione, s/nº no coração do tradicional bairro da Bela Vista, também conhecido como Bairro do Bixiga, a tradicional Feira do Bixiga teve início no ano de 1982 e acontece todos os domingos.

Destaca-se pela sua riqueza em variedade de revistas, livros, roupas, lustres, móveis de todos os tipos, peças decorativas, entre outros produtos. Um verdadeiro celeiro de antiguidades e antes. Porém, enquanto o público visita as centenas de barracas pode ouvir um chorinho que é tocado ao vivo por um grupo de pagode.

Mas nem tudo no ambiente é agradável. O coreto existente no centro da praça é ocupado por morados de rua e seu interior, assim como seu entorno, possui muito lixo e mau cheiro. E para maior insatisfação, a praça de alimentação fica próxima fazendo com que muitas pessoas desistam de se alimentar no local.

Voltado a pessoas que gostam de colecionar objetos antigos ou que queiram reviver e, até mesmo, ter contato com fatos e objetos importantes do passado a ferinha é de boa escolha. Certamente o visitante encontrará algo que lhe agrade.

Ficou a desejar o atendimento na secretária local, uma vez que não havia uma pessoa disponível para dar as informações das quais necessitamos. Seria de grande valia ter alguém com bom preparo e conhecimento para atender ao público assim como dar maior importância à higienização do local.

  1. MUSEU DO FUTEBOL

Caçula entre os Atrativos estudados, conforme definição do site Wikipedia “Museu do Futebol é um museu temático dedicado ao futebol. Foi construído no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, antigo Estádio Municipal do Pacaembu, na Praça Charles Miller, bairro do Pacaembu, pela Prefeitura de São Paulo” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_do_Futebol_(S%C3%A3o_Paulo). Foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e está orçado em R$ 37,5 milhões, o museu surpreende por sua grandeza e riqueza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (157.2 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com