TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto Económico e Demográfico do Turismo em Moçambique

Por:   •  8/8/2015  •  Artigo  •  2.130 Palavras (9 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 9

Índice

Introdução        

Revisão de Conceitos        

Conceito geral do Turismo        

Breve historial do turismo        

Turistas e Tipos de Turismo        

Turismo em Moçambique        

Impacto económico e demográfico do turismo em Moçambique        

Conclusão        

Referências bibliográficas        

Anexos        

Sistema de turismo        

Introdução

O turismo é uma actividade de maior importância pois, a sua práctica contribui positivamente para melhorar o sector do transporte, agricultura, alimentação e bebidas, serviços financeiros, construção e artesanato. Nos países em vias de desenvolvimento, o turismo tem dado um grande contributo na luta contra a pobreza através da valorização dos recursos naturais e do património histórico e cultural que propicia a promoção de investimentos e do emprego assim como a geração de receitas em moeda externa segundo o Plano Estratégico de Desenvolvimento de Turismo em Moçambique.

Na tentativa de responder a questão de que forma se comporta o sector do turismo em Moçambique, o presente trabalho de pesquisa propõe-se a apresentar resposta da questão em 4 capítulos: (i) conceito geral do turismo; (ii) Turistas e tipos de turistas; (iii) o turismo em Moçambique; (iv) Impacto económico e demográfico do turismo em Moçambique. Este constituirá o desenvolvimento do nosso trabalho.

Em termos estruturais, teremos: depois da introdução, uma revisão de conceitos, seguida da apresentação dos quatro capítulos avançados no parágrafo anterior, uma conclusão e, por fim, um conjunto de referências bibliográficas que recorremos para a elaboração do trabalho.

Revisão de Conceitos

O presente capítulo apresenta os principais conceitos-operatórios usados neste trabalho de pesquisa que estão relacionados com o turismo e os seus intervenientes. O turismo é ação ou efeito de viajar, basicamente com fins de entretenimento e eventualmente com outras finalidades, porém para que a viagem e o entretenimento ocorra é necessário que exista um conjunto de serviços, públicos e privados, decorrentes da actividade turística, e voltados para sua promoção e organização.

Comunidade Local é definida por Cistac (2007) como o agrupamento de famílias e indivíduos, vivendo numa circunscrição territorial de nível de localidade ou inferior, que visa a garantia de interesses comuns através da protecção das áreas habitacionais, áreas agrícolas, sejam cultivadas ou em pousio, florestas, sítios de importância cultural, pastagens, fontes de água e áreas de expansão.

O conjunto de requisitos fundamentais que tornam a vida das pessoas mais longas, tais como, de receber instrução, saúde, de desfrutar de um padrão de vida digno e ter um rendimento digno é designado por Adam Smith citado por Beni (2007) por Qualidade de vida.

Locomotiva é um veículo automotor que corre sobre trilhos, utiliza formas diversas de energia para produzir movimento e serve para rebocar vagões de passageiros ou de carga nas estradas de ferro, (Coogan, 1980). O mesmo autor define a indústria como habilidade ou aptidão para realizar algo, ou seja, a capacidade de criar, de produzir com arte, sensibilidade, criatividade e, engenho.

Por último, definimos a hospitalidade que é uma qualidade de acolher um indivíduo que se acomoda por tempo provisório em casa alheia. Esta é uma das premissas para o desenvolvimento do turismo pois todo o visitante espera encontrar conforto e bondade para o seu lazer.

Conceito geral do Turismo

O turismo é uma acção multidimensional e multifacetada que interage com vivências diferentes e com actividades económicas diferentes. Portanto, Segundo Beni (2001), o turismo é um fenómeno social que consiste no deslocamento voluntário e temporário de pessoas para recreação, descanso, saindo do seu local de residência habitual para o outro.

Breve historial do turismo                

 O turismo como ciência surgiu em 1840 na Inglaterra, por intermédio de Thomás Cook que organizou uma viagem com um grupo no comboio inventado naquela época. Esse tipo de viagem foi considerado uma actividade turística. Entretanto no século XX, o turismo ficou estagnado devido as guerras. O turismo para que se torne a grande máquina que é passou pelas seguintes fases:

(i) Idade Antiga nota-se pela primeira vez na Grécia Antiga em que o tempo livre era dedicado à cultura, diversão religião e o desporto. Os deslocamentos mais destacados eram os que se realizavam com a finalidade de assistir as olimpíadas e as peregrinações; (ii) Idade média, durante o século V ao século XIV D.C., o comércio e as viagens tendem a decrescer porque tornava-se difícil viajar, as ruas tinham tendências em desaparecer e as dificuldades em viajar eram enormes e perigosas. Durante este período, a igreja cristã tinha como objectivo a expansão da religião cristã. Nesta idade destaca-se as viagens realizadas por Marco Polo nas suas viagens de Europa – China; (iii) Revolução industrial, este período deu-se entre 1750-1850, criou bases para o turismo de massas. Este período trouxe profundas mudanças económicas e sociais, caracterizadas pelo êxodo rural. A revolução industrial teve um papel importante para o desenvolvimento do turismo pois permitiu melhorias no sistema de transporte; (iv) Idade moderna, neste período do séc. XX aparecem os primeiros alojamentos com o nome de hotel, que resultam da combinação de desejos, mobilidade, acessibilidade e o poder de dinheiro. (v) Por fim, na Idade contemporânea concebe-se o turismo como sendo uma actividade que faz o cruzamento de sectores convencionais dentro da economia e requer um aumento de ordem social, económica, cultural e de natureza ambiental. É esta concepção do turismo na última fase que será recuperado ao abordar o turismo em Moçambique.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (249.7 Kb)   docx (47.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com