TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS IMPACTOS ECONÔMICOS DO TURISMO E SUAS REPERCUSSÕES NO DESENVOLVIMENTO LOCAL

Por:   •  2/9/2020  •  Monografia  •  9.291 Palavras (38 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 38

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ[pic 1]

Bárbara Pereira Rosa

IMPACTOS ECONÔMICOS DO TURISMO E SUAS REPERCUSSÕES NO DESENVOLVIMENTO LOCAL: o caso de São Bento do Sapucaí - SP

Taubaté – SP

2017

Bárbara Pereira Rosa

IMPACTOS ECONOMICOS DO TURISMO E SUAS REPERCUSSÕES NO DESENVOLVIMENTO LOCAL: o caso de São Bento do Sapucaí - SP

Monografia apresentada como parte dos requisitos para aprovação no curso de Bacharel em Ciências Econômicas, do Departamento de Gestão e Negócios (GEN) da Universidade de Taubaté.

Orientador: Profa. Dra. Marcela Barbosa de Moraes

Taubaté – SP

2017

BÁRBARA PEREIRA ROSA[pic 2]

IMPACTOS ECONÔMICOS DO TURISMO E SUAS REPERCUSSÕES NO DESENVOLVIMENTO LOCAL: o caso de São Bento do Sapucaí - SP

Monografia apresentada como parte dos requisitos para aprovação no curso de Bacharel em Ciências Econômicas, do Departamento de Gestão e Négocios (GEN) da Universidade de Taubaté.

Data: _______/________/_________

Resultado: _____________________

BANCA EXAMINADORA

Prof.ª  Drª. Marcela Barbosa de Moraes                        Universidade de Taubaté

Assinatura__________________________________

Prof. Dr José Luis Gomes da Silva                        Universidade de Taubaté

Assinatura:_________________________________

Prof  Dr Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira         Universidade de Taubaté

Assinatura:_________________________________

                                

Dedico este trabalho a minha mãe Fernanda, que mesmo não estando mais presente entre nós, foi a minha fonte de inspiração para conclusão do presente trabalho.


AGRADECIMENTOS

Gostaria de começar agradecendo primeiramente a Deus, que meu deu o dom da vida e me conduziu ao longo desses quatro anos de curso, agradecer por todas as vitorias obtidas, e por me auxiliar mostrando o caminho certo a seguir.

Agradecer também a minha família, meu pai Mauricio Gomes da Rosa e minha madrasta Ana Paula Magalhães, que estiveram comigo percorrendo um grande caminho e passando por diversas dificuldades para chegarmos até aqui, mas que hoje se encontra unida.

Ao meu alicerce que foram meus avós, que se manterem firmes e me apoiaram para conclusão do meu curso, eles são base importante de todo meu progresso tanto na vida acadêmica quanto pessoal.

Aos meus irmãos Samuel e Maria Vitória, que são a minha motivação para enfrentar todas as dificuldades.

Aos meus colegas de turma, em especial aos que acompanharam de perto a conclusão desse trabalho, Victoria, Luiz Ricardo, Rodolfo e Paloma. Ao também colega Gabriel, que me apoiou e me incentivou em todas as etapas dessa monografia. Ao Wagner que colaborou com a ideia central do Trabalho, obrigada a todos.

Aos meus colegas de serviço que foram pacientes e grandes incentivadores.

A minha amiga Sabrina Uchôas, que esteve comigo nos dias que antecederam a entrega do mesmo, obrigada pelo apoio e dedicação.

Meu agradecimento especial vai ao meu amigo de vida, João Pedro Venâncio, que me auxiliou no processo de montagem e finalização do trabalho, muito obrigada!

“Mesmo quando nossas esperanças fogem da realidade, e nós finalmente temos que nos render à verdade, isso só significa que perdemos a batalha de hoje. Não a guerra de amanhã.”

(Greys Anatomy)


RESUMO

Em São Bento do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira, o turismo tem se mostrado uma das melhores opções para o desenvolvimento econômico da pequena cidade paulista, destino de muitos turistas de diferentes locais do Brasil, dando destaque aos visitantes que residem na região do Vale do Paraíba, vizinhos da cidade. O presente trabalho visa elaborar um estudo das repercussões do turismo no desenvolvimento local e suas potencialidades não exploradas. A cidade de São Bento foi escolhida para a realização desse estudo por receber uma grande quantidade de turistas e apresentar um grande potencial de crescimento, além de a cidade ser considerada uma Estância Climática e a mesma receber repasses do governo para investimento na região. A pesquisa é realizada com base em dados documentais, com dados primários e secundários que se encontram presentes nos órgãos públicos, foi utilizada também consultas a artigos, teses, dissertações e outros objetos de pesquisa. Após a apresentação dos resultados da pesquisa, comparando ainda com o desenvolvimento de cidades similares em suas potencialidades turísticas, vê-se que o turismo na cidade não mostra um crescimento expressivo, afeta diretamente a degradação ambiental da natureza no entorno do meio turístico, além dos recursos disponíveis na região não serem aproveitados de maneira a serem maximizados.

Palavras-chave: turismo; economia; impactos ambientais; cultura; desenvolvimento.


ABSTRACT

In São Bento do Sapucaí, in the Serra da Mantiqueira, tourism has proved to be one of the best options for the economic development of the small city of São Paulo, a destination for many tourists from different places in Brazil, highlighting visitors who live in the Vale do Paraíba, neighbors of the city. The present work aims to elaborate a study of the repercussions of tourism on local development and its untapped potentialities. The city of São Bento was chosen to carry out this study by receiving a large number of tourists and presenting great potential for growth, in addition to the city being considered a Climate Office and receiving government transfers for investment in the region. The research is carried out based on documentary data, with primary and secondary data that are present in the public agencies, it was also used consultations to articles, theses, dissertations and other research objects. After presenting the results of the research, comparing with the development of similar cities in their tourism potential, it is seen that tourism in the city does not show significant growth, directly affects the environmental degradation of nature in the surroundings of the tourist environment, besides the resources available in the region are not maximized.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.8 Kb)   pdf (778 Kb)   docx (638.1 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com