TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Transportes

Por:   •  27/9/2018  •  Resenha  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 4

1. Leia o texto abaixo (ADAPTADO DE PREFEITURA DE OLINDA/2008 – ENADE/2012):

Cooper et al. (2001) inferem que o turismo se desenvolve mais fortemente, na maioria dos casos, em áreas onde grandes redes de transporte estão em funcionamento e onde há potencial para o incremento de seu desenvolvimento. [...] A demanda turística tem impulsionado fortemente o desenvolvimento dos meios de transporte, que é considerado um elemento do produto turístico.

No âmbito da alocação de recursos governamentais para infraestrutura básica e de apoio ao turismo, faz-se necessário um trabalho mais sistemático de articulação intersetorial para a definição de investimentos (BRASIL, 2012).

No Brasil, a necessidade de uma articulada rede de transportes, que integre de maneira eficaz e pouco onerosa todas as áreas habitadas e de uso do espaço geográfico é primordial para que seja possível atender as demandas econômicas e sociais do desenvolvimento, inclusive do turismo.

BRASIL. Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012: Curso de Turismo. 2012. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/provas/2012/11_TURISMO.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2016.

PERNAMBUCO. PREFEITURA MUNICIPAL DE OLINDA. . Concurso Público 2008: Cargo de Analista em Turismo. 2008. Disponível em: <http://www.olinda.pe.gov.br/concurso2008/>. Acesso em: 01 abr. 2016.

Considerando esse contexto, elabore um texto dissertativo de no mínimo 50 linhas acerca do seguinte tema: “O Sistema de Transportes no Brasil”. O seu texto deve apresentar os seguintes contextos:

a) Histórico e realidade atual dos Sistemas de Transportes no Brasil: infraestrutura de transportes no Brasil, intermodalidade, mercado, consumidores, distribuição dos diferentes modais, qualificação dos transportes no Brasil, OUTROS. (3,5)

b) Investimentos, tendências e expectativas de crescimento, expansão especialização de serviços, novidade do setor, etc. e sua possível influência no turismo. (3,5)

c) Licitações e concessões de transportes no Brasil – principalmente aeroportuário e ferroviário ATUAIS (desde 2014). (3,0)

Lembre-se de apresentar as suas respostas de forma fundamentada em autores, documentos, livros e demais materiais que sejam cientificamente aceitos e citar em cada frase/parágrafo os autores consultados e o ano.

Baseie-se para isso na metodologia científica e na ABNT (sugestão: consulte o Livro de Trabalhos Acadêmicos da Unisul, 2013 – disponível na Midiateca e na ferramenta biblioteca da página da Unisul).

Não esqueça de, ao final, trazer as referências consultadas.

Observação importante: a não apresentação dos itens metodológicos na resposta acarretará em desconto total ou parcial da nota.

Resposta:

O sistema de transportes no Brasil teve seu início no século XIX, com a construção de algumas ferrovias e, mais tarde, com a expansão da malha rodoviária. O período de expansão da malha ferroviária no país, durou de 1870 a 1920, sendo a “Estrada de Ferro Mauá”, a primeira ferrovia do país, inaugurada em 1854 (CERETTA; BIZ; PALHARES, 2007).

Atualmente, o sistema de transportes do Brasil sofre com a falta de estrutura que é oferecida a população, as linhas ferroviárias que poderiam ser extremamente importantes pelas dimensões do país, ficaram quase que esquecidas, tomo como exemplo a cidade de Brasília, uma cidade relativamente jovem, mas que já sente a falta de estrutura para acomodar o número de veículos que possui, e esse excesso de veículos acontece, porque a cidade tem um transporte público deficiente, a linha de metrô da cidade é praticamente uma reta, se cobrisse uma área maior, facilitaria o deslocamento das pessoas.

As estradas e rodovias do país apresentam condições muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com