TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TURISMO E COMPROMISSO SOCIAL

Por:   •  27/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

UVA – UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

TURISMO E COMPROMISSO SOCIAL

Jussara A. Santos de Oliveira

Rio de Janeiro

2019

TURISMO E INCLUSÃO SOCIAL

        

A acessibilidade no turismo, além de ser uma alternativa de promover a igualdade de oportunidades, a solidariedade e o exercício de cidadania, é um tema que precisa ser tratado de forma inovadora, seja por sua capacidade de geração de negócios e de renda, seja por sua importância competitiva. Muitos destinos já estão implementando a inclusão social em seu roteiro e já estão considerando a gestão de visitantes em suas políticas, planejamentos e iniciativas.

Segundo os marcos conceituais dos Segmentos Turísticos, “turismo social é a forma de conduzir e praticar a atividade turística promovendo a igualdade de oportunidades, a equidade, a solidariedade e o exercício da cidadania na perspectiva da inclusão”.

É nesse contexto que o Ministério vem desenvolvendo o trabalho de construção da cidadania, por meio do turismo social, como forma de garantir a transversalidade de temas como geração, gênero, idade, etnia, raça e pessoa com deficiência, na formulação e implementação da sua política. Desta forma, o Governo Federal vem desenvolvendo várias ações, programas e projetos específicos para enfrentar as questões ligadas à desigualdade e exclusão social. Um dos exemplos dessa política foi quando se estabeleceu como um dos objetivos do Plano Nacional de Turismo 2007–2010: Uma Viagem de Inclusão a promoção do turismo como um fator de inclusão social, por meio da geração de trabalho e renda e pela inclusão da atividade na pauta de consumo de todos os brasileiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com