TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Turismo e Compromisso Social

Por:   •  3/5/2021  •  Seminário  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Atividade Individual Avaliativa

Gláucia da Silva Oro

Letícia Lopes Moreira

Rayssa Ribeiro Torres dos Santos

Rio de Janeiro

Abril de 2021

Atividade Individual Avaliativa (total = 5,0 pontos)

  1. (0,5) Tema.
  2. (1,0) Justificativa.
  3. (0,5) Problema de Pesquisa
  4. (2,0) Marco teórico – pesquisa bibliográfica (de 1 a 2 páginas)
  5. (0,5) Objetivos
  6. (0,5) Referências Bibliográficas

TEMA: Utilização do turismo como ferramenta de inclusão social.

JUSTIFICATIVA: Inserir no ambiente social aqueles que por algum motivo, estão exclusos da sociedade, é um grande desafio para o Brasil e o Turismo tem grande capacidade de ser um meio muito eficaz para mudar essa realidade, essa atividade tem um forte poder econômico, ambiental, cultural, e social, pois não é apenas um salário e um emprego que vão fazer uma pessoa estar incluída socialmente, ela precisa ter acesso a cultura a arte, a liberdade de manifestação, participar da política local, além de ter direitos básicos para a sobrevivência, como a educação, saneamento, transporte público e segurança, tendo em vista que o turismo abrange todas essas áreas, e pode estimular o olhar de iniciativa pública e privada, trazendo grandes melhorias para todas essas questões, e assim, mudar consideravelmente a vida da sociedade local.

PROBLEMA DE PESQUISA: O turismo pode ser utilizado para promover inclusão social?

     Um dos maiores problemas enfrentados pela sociedade brasileira atualmente, é a desigualdade e a exclusão social, seja por motivos econômicos, culturais, de acessibilidade, e outros. O turismo pode contribuir categoricamente para a mudança dessa realidade, pois é uma atividade com alto potencial social, cultural e monetário. Tem grande capacidade de geração de empregos e distribuição de renda e isso pode melhorar significativamente a qualidade de vida da sociedade local.

     O planejamento turístico que tem a inclusão social como um de seus pilares é altamente capaz de desenvolver o comércio local, melhorar da infra-estrutura e saneamento básico, aumentar a quantidade de investimento do poder público e privado, melhorar a segurança da região entre vários outros benefícios, o turismo tem  a possibilidade de promover inúmeras melhorias na região, para os turistas e principalmente para os moradores, e assim, os trazendo de volta ao mercado de trabalho e a vida social, propriamente dita.

MARCO TEORICO: É cada vez mais comum ouvirmos falar sobre inclusão social, que nada mais é que ser participante, ser considerado, fazer parte de um “todo” em condições semelhantes.

Sabe-se que o Turismo é de extrema importância na economia mundial, resultando em geração de empregos e renda. Além disso, o Turismo é um agente transformador no meio em que é realizado. Ou seja, é possível que o Turismo seja uma forte ferramenta de inclusão social.

Quando falamos sobre inclusão social, não se trata apenas das pessoas portadoras de necessidades especiais. Estamos falando também sobre raça, sexo, preferência sexual, crença, etc. Ou seja, o processo se trata de inserir os menos favorecidos no contexto social, nas práticas de lazer e entretenimento.

Para o Turismo ser ferramenta de inclusão social, é necessário planejamento. A comunidade (moradores, comerciantes, governo local, etc) precisa estar inserida e saber da importância do processo. O Turismo quando bem planejado, quando a comunidade de fato participa do processo, possibilita a inclusão das mais variadas classes.

Além de todo um planejamento que é necessário, os profissionais da área do turismo (agentes, hoteleiros, recepcionistas, etc) precisam ser altamente capacitados para garantir hospitalidade e inserção aos atrativos turísticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (217.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com