TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O artigo escrito por Xerardo Pereiro e Santiago Prado Conde, “Turismo e oferta gastronómica na comarca de Ulloa (Galiza): Análise de uma experiência de desenvolvimento local”

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 5

A Obra

O artigo escrito  por  Xerardo Pereiro e Santiago Prado Conde, “Turismo e oferta gastronómica na comarca de Ulloa (Galiza): Análise de uma experiência de desenvolvimento local”, possui   possui 15 páginas, , publicado na Revista  Pasos – Revista de Turismo y Patrimônio Cultural, Vol 3, nº1, 2005, disponível em www.pasosonline.org.

Credenciais dos Autores

Xerardo Pereiro Dr. em  Antropologia, professor da  Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Santiago Prado Conde –  Doutorando em a antropologia social na  Universidade Autônoma de Barcelona (UAB).

Conhecimento da Obra

O artigo fala sobre a oferta gastronômica da cidade de Ulloa, situada no centro de Galiza, uma micro – região atravessada pelo Caminho Francês de Santiago de Compostela, sendo que foi feito um projeto de investigação e avaliação desta comarca. O projeto foi realizado a proposta de uma associação de desenvolvimento local e de promoção dos caminhos de Santiago de Compostela – Associação Cultural “Os Lobos”.

Os autores na primeira parte, denominada “Introdução: A comarca de Ulloa”, situam geograficamente a localidade, além de discorrer sobre sua economia, que é basicamente agrária com três polos rurbanos nas capitais municipais que centralizam os serviços  e o setor terciário. Seus problemas de ordem social, despovoação, desagregação, envelhecimento e o difícil relevo geracional.

Ulloa, foi criada em 1990, e segundo os autores desde 1990 criou um modelo de desenvolvimento dinâmico e autossustentável, com a finalidade de coordenar a administração pública e articular com os agentes privados ações  territoriais.

No segundo subtítulo, denominado: “O trabalho de campo: método antropológico e experiência”, os autores relatam como foi o trabalho de campo realizado por eles para chegarem ao projeto, onde criaram um questionário padrão, que começou de forma genérica indo até especificidades. Alguns dos itens estudados eram : a imagem dos restaurantes, percurso biográfico dos donos, a importância das relações deste gênero, os impactos sobre o emprego, identidades locais, ponto de vista dos clientes, como o que é bom ou ruim, boa comida, bons produtos, dentre outros. A partir destes questionários os autores puderam conviver com os questionados e clientes, perceber as experiências in loco.  A segunda parte do trabalho, consistiu em uma etnografia visual  dos locais com elaboração de narrativas e promoção dos locais visitados. Os autores ainda falam sobre suas experiências como estudantes em tese de doutorando e na necessidade de criar um guia gastronômico, que condicionou o trabalho efetuado. Dos 34 restaurantes questionados na pesquisa, 30 aceitaram fazer parte do projeto.

No terceiro subtítulo designado “Comer o local: Oferta Turística e Oferta Gastronômica”, Pereiro e Conde, definem com autores o que é oferta turística e a conectam ao consumo turístico, produtos e necessidades básicas do turista. Os autores ainda definem gastronomia e salientam a importância do rural na oferta gastronômica. Dessa forma complementam na importância do desenvolvimento de projetos turísticos que contemplem e incluam o rural na Galiza, o que ocorre desde 1990, valorizando a gastronomia, sendo ela um dos principais eixos da oferta turística local, vindo após os alojamentos.

No quarto subtítulo, “Gastronomia, Turismo e desenvolvimento de Ulloa”, os autores apresentam uma avaliação da oferta turística de Ulloa, tendo como fio condutor os restaurantes  e a forma de estratégia para o Turismo. Falam ainda na media de idade dos proprietários, seus conhecimentos na maioria são herdados e seus estabelecimentos normalmente são habitações na parte superior.

“Breve História dos Restaurantes, Oferta e Novas Práticas Culturais”, é o quinto subtítulo onde  os autores falam nas transformações do setor hoteleiro nos últimos dez anos, sendo que ampliou-se a oferta, não somente pela peregrinação a jacobea, como também pela procura de novo consumo no local. Ocorre que há uma mudança de costumes locais também, na procura de comer fora, principalmente nos finais de semana. Pelo aumento da procura de restaurantes, o índice de empregos aumentou tanto direta como indiretamente. Dentro da oferta gastronômica existe uma gama de fatores que faz com que ela seja flexível  e condicionada , pela idade,  gênero, diferenças entre as pessoas locais e os visitantes. Os restaurantes situados próximos ao Caminho de Santiago possuem uma clientela visitante e na época de sazonalidade se mantém com os clientes locais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (95.4 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com