TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas de Transporte

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

1. Defina por meio de um texto de no mínimo 15 linhas o conceito de aliança estratégica e explique quais as principais vantagens para as companhias áreas participantes e usuários do transporte aéreo regular. (5,0 pontos)

R: É a formação de uma aliança entre as empresas aéreas a fim de fortalecer os esforços, aumentar os voos compartilhados e fazer o intercâmbio de informações e de conhecimento. Esta mudança estratégica entre as companhias aéreas surgiu devido ao crescimento do comércio exterior e a necessidade do deslocamento cada vez maior das pessoas para viagens a trabalho, a lazer, e também para o transporte de cargas. Outro motivo do surgimento foi devido às companhias aéreas perceberem que não poderiam estar presentes em todos os lugares do mundo.

Uma das vantagens para as companhias aéreas foi o aumento das vendas de passagens. Podemos destacar também a redução dos custos operacionais, o aumento do alcance global e os acordos de liberação do espaço aéreo.

Para os usuários do transporte aéreo regular, os passageiros, o surgimento das alianças estratégicas gerou benefícios no acúmulo e troca de pontos através das companhias-membros. Também gerou benefício no despacho de bagagens, a agilidade nas prestações dos serviços na utilização de salas VIP´s , e a queda nos preços das passagens devido á vantagem competitiva entre as alianças.

2. Podemos afirmar que o modelo da Gol Linhas Aéreas é um modelo baseado em Low Cost, Low Fare? De que forma as operações desta companhia justificam esta afirmação. Justifique sua resposta com um texto de no mínimo 15 linhas. (5,0 pontos)

R: Sim. As companhias aéreas consideradas low cost low fire são aquelas que através do baixo custo de produção, conseguem baixar os preços das passagens. O baixo custo se faz através da padronização de frotas, da utilização de aeroportos secundários, da distribuição direta (via internet) sem intermediários (GDS, agências de viagens), da ausência de acordos comerciais e/ou code-share, da comercialização de lanches e bebidas a bordo, de voos ponto a ponto e de curta duração e principalmente o modelo de administração.

Desta forma, a Gol Linhas Aéreas conseguiu quebrar paradigmas na aviação brasileira. Conseguiu preços mais econômicos aumentando assim o fluxo de passageiros nos aeroportos brasileiros. Destacou-se pelo uso da internet como canal de distribuição de bilhetes somente eletrônicos, pelo uso de uniformes mais informais por seus funcionários e pelo atendimento de bordo diferenciado através da distribuição de barrinhas de cereais e bebidas.

Desta maneira a Gol se transformou na segunda maior empresa aérea brasileira, atendendo todos os estados brasileiros e alguns voos internacionais para a América do Sul.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com