TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sítios Arqueológicos no DF

Por:   •  27/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Universidade de Brasília

Sítios Arqueológicos

no Distrito Federal

Aluno: Matheus Lopes

Matricula: 19/0114142

Disciplina: Diversidade Animal

Introdução

Um sítio arqueológico é um lugar onde se encontram vestígios da vida humano, seja através de pinturas rupestres, construções antigas, túmulos ou artefatos que simbolizam e representam um período da história humana. Esses vestígios da atividade humana podem ser encontrados na superfície do solo, por exemplo uma construção abandonada como o Persépolis – Irã, a capital do Império Persa ou Machu Picchu no Peru, ou enterrada e protegida sob a lava, no caso da cidade de Pompeia, na Itália (que foi redescoberta no século XVIII, quando escavações arqueológicas encontraram suas edificações).

Existe uma variedade de tipos de sítios arqueológicos espalhados pelo mundo, como os sítios abrigados, como o próprio nome sugere, são sítios protegidos por estruturas naturais da ação da natureza, dessa forma preservando seu conteúdo. Nesses sítios os principais achados são representações rupestres, como pinturas e gravuras. Da mesma forma que há os abrigados, existem os sítios a céu aberto, que não são protegidos por estruturas naturais, suas principais indicações são através objetos deixados para trás por alguma atividade humana, como os artefatos líticos, cerâmicas e etc. Normalmente necessitam de uma pequena escavação para revelar seus tesouros. Seguindo a mesma lógica dos sítios a céu aberto, existem os sítios megalíticos, que são estruturas grandes acima da superfície, como no caso do famoso Stonehenge, na Inglaterra.[pic 2][pic 3]

Stonehenge, Inglaterra.


[pic 4][pic 5]

Pintura símbolo do Parque Nacional

da Serra da Capivara (Fundação do Museu

 do Homem Americano).

Muito comum na região da Amazônia, temos o sítio de terra preta, são classificados assim pelo fato do solo conter um grande acumulo de matéria orgânica devido a ação humana, são encontrados inúmeros artefato de cerâmicas, urnas funerárias, vasos e etc. Assim como o sítio de terra preta, situado na Amazônia, existe o Geoglifo, termo esse que faz referência a desenhos gigantescos formados na superfície do solo, como por exemplo a Fazenda São Paula, Localizada em Xapuri, no Acre.

          O sítio arqueológico de terra preta, Hatahara, localizado em Iranduba, Amazonas Crédito: Valdirene Moraes[pic 6][pic 7]

          Geoglifos situados na Fazenda Atlântica (Foto:                   Diego Gurgel) [pic 8]

[pic 9]

O Sambaqui, também chamados de sítios conchíferos, são montes artificiais formados por diversas camadas de sedimentos, conchas, ossos humanos, utensílios feitos de pedras ou ossos, existentes em vários locais do litoral brasileiro, tendo em Santa Catarina os maiores sambaquis do   mundo.

                                                                                         Sambaqui do Ipuã – Laguna    rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr                                   SantaCatarina
-            
[pic 10][pic 11]

Sítios arqueológicos no Distrito Federal

O Distrito Federal já era habitado há pelo menos 11 mil anos, sítios arqueológicos, espalhados por 10 regiões administrativas, sendo Brazlândia, Ceilândia, Gama, Jardim Botânico, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Riacho Fundo, Santa Maria, São Sebastião e Taguatinga, abrigam vestígios de atividade humana na região Planalto Central. Segundo a arqueóloga do Iphan Margareth Souza, os seres humanos eram, em sua maioria, grupos de caçadores que coletavam frutos, cultivavam plantas, pescavam e caçavam animais com lâminas de pedra lascada.

O DF conta com 51 sítios arqueológicos. Sendo 26 vinculados a grupos de caçadores-coletores, sítios líticos que contêm vestígios de instrumentos de caça usados por esses indivíduos, pedras lascadas até mesmo uma espécie de lança rudimentar. Sete locais são classificados como sítios cerâmicos, que indica a presença de atividades agrícolas, há também instrumentos de pedra polida, tecidos e fibras. As outras 17 localidades são de sítios históricos, decorrentes de ocupações iniciadas no século XVIII, evento relacionados com os portugueses e suas expedições ao interior do país. E sítio de pinturas rupestres, localizado numa propriedade privada em Brazlândia.

[pic 12][pic 13]

      Ferramenta encontrada no sítio arqueológico, na região do Paranoá

Artefato encontrado [pic 14][pic 15]

no sítio lítico no

Paranoá. Estimam sua

Idade em 10 mil anos

[pic 16]

Sítio arqueológico localizado na região do Paranoá, a 20 km de Brasília, achado em 2017, a descoberta mais recente no Distrito Federal, durante um trabalho de licenciamento ambiental, para a construção de um novo condomínio.


[pic 17][pic 18]

                                                                            Pedras lascadas semelhantes a faca, no sítio                      eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee       lítico a céu aberto, na região do Paranoá.

A maioria dos sítios arqueológicos no DF estão próximos a regiões com água, como por exemplo os sítios localizados na região de Taguatinga: Sítio Taguatinga (Sítio lítico a céu aberto), DF-CA-015, DF-PA-15 (Sítio lícito a céu aberto), DF-CA-012, DF-PA-12 (Sítio lítico a céu aberto) próximos ao córrego Taguatinga e Belchior ( sítio lítico a céu aberto), DF-CA-013, DF-PA-13 (Sítio lítico a céu aberto ) e o sítio São Francisco (sítio histórico – habitação – com estruturas muros de adobe e valões, prédio, olaria, monjolo) próximos ao córrego Belchior ( ou Melchior)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (1.9 Mb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com