TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ouro Preto - Turismo escolar

Por:   •  2/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 3

Ouro Preto é a cidade colonial de maior importância para Minas Gerais, município que conta com o maior conjunto homogêneo de arquitetura barroca do Brasil, Ouro Preto é uma jóia encravada nas montanhas de Minas. No auge do ciclo do ouro, foi construída por artistas e escravos, inspirados nos modelos europeus, criando um estilo nacional diferenciado. Com a diminuição da atividade garimpeira, no final do século XVIII, a cidade mudou suas principais características: de grande centro econômico da mineração para sede administrativa do governo.

A expansão do povoamento em Minas Gerais aconteceu principalmente em Villa Rica, hoje Ouro Preto, contudo diversos pequenos povoados surgiram também no início do século XVII, hoje a cidade conta com doze distritos, os interiores do interior, que preservam tradições e marcas de um precioso passado.

Nesta viagem iremos ao distrito singular de Glaura, um lugarejo que parece ter parado no tempo. Também vamos conhecer Cachoeira do Campo, um distrito pouco conhecido mas com enorme importância para a cidade.

Projeto pedagógico

No charmoso distrito de Glaura faremos nossa primeira parada, para que os alunos se deliciem com um tradicional café da manhã mineiros, e conheçam também a parte externa da Igreja Matriz de Santo Antônio, momento muito oportuno para discutir a importância da preservação material de nossos bens culturais.

Na sede, em Ouro Preto, teremos uma imersão no barroco mineiro, para que os alunos compreendam todas as nuances desta rica arte que é característica da cidade. Visitaremos a Casa dos Contos, que foi construída entre 1782 e 1784, para ser residência do administrador de impostos da Capitania de Minas Gerais, João Rodrigues Macedo, assumindo diversas finalidades ao longo dos anos. A importância de João Macedo reflete a magnitude dessa construção, uma das maiores casas do período e rica em detalhes artísticos. Hoje a Casa do Contos abriga um dos principais museus da cidade, onde vivenciamos parte da história dos inconfidentes, dos escravos e da cobrança de impostos.

O ponto central do município é a Praça Tiradentes, onde foi erguida um monumento ao Mártir, em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Em 1972 a cabeça do inconfidente foi exposta no mesmo local que hoje encontra-se a estátua em bronze de Tiradentes, que curiosamente, está de costas para a então residência oficial do governador.

A praça Tiradentes é rodeada de grandes casarões, um dos mais imponentes é o Museu da Inconfidência, que foi erguido nos anos finais do século XVIII, encomendado pelo governador da Capitania de Minas Gerais, Luís da Cunha Meneses, para ser a Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, hoje é o maior museu da cidade, abriga uma exposição em homenagem aos Inconfidentes, sendo, contudo, grande parte do acervo dedicado à evolução social de Minas Gerais e a criação de Vila Rica.

Iremos ainda a Cachoeira do Campo, o principal distrito de Ouro Preto, onde conheceremos a Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, principal monumento do primeiro barroco de Minas. No interior dessa Matriz os alunos poderão conhecer em detalhes as características artísticas do período colonial e vão compreender como as irmandades católicas eram fundamentais para a sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com