TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planeamento e Ordenamento do Território

Por:   •  2/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.508 Palavras (15 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 15

Conteúdo

Resumo 4

Introdução 5

Preparação do Estudo 6

Determinação dos objectivos 8

"Survey" de todos os elementos 12

Análise e síntese 15

Formulação da Política e do Plano 16

Produtos Turísticos 17

Ranking dos Produtos 18

Conclusão 20

Referências Bibliográficas 21

Resumo

Este trabalho, desenvolvido na unidade curricular de Planeamento e Ordenamento no Turismo, foi elaborado através da análise do Plano Estratégico de Turismo da Catalunha 2013-2016, onde tentámos compreender qual é a Visão desta região e compará-la com a Visão que se encontra no PENT.

Tentámos perceber quais foram as fases da elaboração de um plano turístico e também analisámos os dez objectivos prioritários do plano em análise e suas directrizes.

Por fim, estudámos os produtos turísticos estratégicos para ambas as regiões.

Palavras-chave: Turismo, sustentabilidade, competitividade, estratégico

Introdução

Este trabalho foi elaborado no âmbito da disciplina de Planeamento e Ordenamento no Turismo, do Curso Superior de Turismo da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve.

É inquestionável a importância do planeamento, tanto no ordenamento do território, como na delineação de estratégias de desenvolvimento do turismo.

A Catalunha é um dos mais importantes destinos mundiais, rico tanto em recursos culturais como naturais, tendo assim um património muito vasto.

Apesar da existência do produto base é necessário “limar algumas arestas”, porque planear é crescer com sustentabilidade e melhorar os parâmetros mais débeis. Através do reconhecimento, das suas oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos e de uma análise eficaz dos produtos turísticos estratégicos, conseguimos atingir metas previamente estabelecidas, através dos objectivos já traçados.

Para conseguirmos entender mais detalhadamente como cresceu e se desenvolveu o modelo turístico catalão, estudámos o plano e reconhecemos que o modelo de desenvolvimento é regido por três pontos de acção. O primeiro é o reconhecimento que o turismo de sol e mar tem realmente um grande peso para o sector, embora seja crucial desenvolver outros produtos turísticos para não se haver a saturação do mercado e esgotamento dos recursos naturais.

A possibilidade do crescimento da região surgiu aquando dos Jogos Olímpicos, quando houve uma consciencialização de que o potencial de Barcelona estava inexplorado, tendo um património cultural tão rico, como a obra de Gaudi. Aqui acaba por surgir um segundo eixo de desenvolvimento da região, deixando assim, de ser só o turismo de sol e mar a ter importância, passando também o turismo cultural a ganhar notoriedade.

O desenvolvimento lento mas progressivo do turismo de natureza, dita, também um outro eixo de acção.

Afinal de contas, mais do que oferecer um produto massificado, a região tenta oferecer experiências memoráveis e únicas.

Preparação do Estudo

Esta foi a primeira etapa do processo de criação do plano de turismo da Catalunha. Aqui, foi seleccionada a equipa que iria desenvolver o plano e as metodologias a utilizar para preparar o desenvolvimento do mesmo.

As metodologias utilizadas dividem-se em:

Fontes Primárias

- Entrevistas Pessoais: Foram realizadas cerca de 100 entrevistas, tanto a partes do sector público como do privado. Foram solicitadas colaborações com entidades públicas, municípios, instituições de turismo, entre outros...

- Questionário por Correio Electrónico: Foram enviados 120 questionários e recebidas 61 respostas. As informações recolhidas mais importantes estavam relacionadas com a consciência da formulação de um plano estratégico para o turismo, os principais desafios e também com as diferentes perspectivas e contribuição dos vários agentes.

- Inquérito a Operadores Turísticos: Foi feito um inquérito a vários operadores turísticos. O inquérito foi disponibilizado em 5 línguas diferentes (Inglês, Francês, Castelhano, Chinês e Japonês). Aquele que obteve mais respostas foi a versão inglesa, seguida da versão espanhola.

O objectivo foi obter informação detalhada e actualizada sobre vários aspectos:

1. Perfil dos operadores internacionais com interesse na Catalunha;

2. Perfil dos turistas internacionais que viajam para a Catalunha;

3. A competitividade da Catalunha em relação a outros destinos internacionais;

4. Posicionamento da marca Catalunha nos principais mercados emissores.

- Aulas Territoriais: Foram organizadas 4 aulas territoriais, cada uma por cada capital provincial (Barcelona, Girona, Terragona e Lleida). Estas aulas contaram com a participação dos principais intervenientes no sector do turismo, que ai consultaram algumas estratégias e partiram para a sua validação ou não.

- Fontes Secundárias: Foram usados várias fontes para analisar de forma exaustiva o sector, das quais se destacam:

1. Centros de Documentação públicos da região e estatais (Ex: INE)

2. Informações proporcionadas pela administração de turismo da Catalunha

3. Centros de documentação europeus e mundiais (Ex: WTTC, OMT e TTCI)

4. Informação proporcionada por um centro de investigação próprio

- Visita a lugares de interesse turístico, instalações e infra-estruturas turísticas:

Durante essas visitas foi avaliado o potencial de alguns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com