TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e Organização do Turismo II A1

Por:   •  25/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

       Um setor que tem aproveitado do potencial de crescimento que as redes sociais oferecem é o turismo. Desde uma pequena pousada às grandes operadoras multinacionais e companhias aéreas, passando por organizadores de eventos, cadeias hoteleiras, restaurantes, bares, agências de viagens, receptivos e etc. sempre usaram as redes sociais como uma das principais ferramentas de promoção da marca e seus produtos.

      Sabemos que nos últimos anos, viajantes do mundo todo tem usado as plataformas digitais (mídias sociais, blogs, canais de vídeos, sites, etc.) para planejar suas viagens. A pandemia trouxe algumas mudanças para o turismo e enfatizou a importância das marcas terem boa presença digital. Isso significa ficar bem posicionado nas buscas do Google, contar com site eficiente, ter boa reputação no Google Meu Negócio e TripAdvisor, e principalmente ter excelente perfil no Instagram e página no Facebook.

       Partindo desse meio para promover o turismo, surge a importância da imagem, ou seja, a imagem do destino como fator que levará a realização do turismo em si, na vertente que o consumidor cria uma imagem de acordo com sua imaginação/percepção do destino que deseja conhecer. Tal imagem é fundamentada nos comentários de amigos, fotos, narrações que facilitam a criação dessa imagem e assim sendo importante no processo de tomada de decisão, a qual é utilizada como uma ferramenta de comercialização e divulgação desses produtos e serviços, que o consumidor potencial cria expectativas do destino na tentativa em que a mesma coincida com a realidade do lugar, garantindo sua satisfação na escolha do produto/destino.

       A partir da circulação da imagem, é possível que ela atinja e instigue o consumidor potencial àrealização do consumo de acordo com as informações nela repassadas.

      Na formação da imagem do destino, o boca a boca eletrônico reafirma sua posição de importância ao permitir o consumidor compartilhar suas experiências reais e desinteressadas a toda uma comunidade, que se baseia nessas impressões para realizar suas próprias viagens, em um ciclo contínuo de informações não relacionadas aos interessados e, por isso, consideradas mais verídicas. Este estudo mostrou a riqueza de informações presente nas postagens dos turistas feitas em mídias sociais. A análise dos comentários espontâneos revela aspectos percebidos e valorizados pelos turistas nas experiências vividas em um destino turístico, contribuindo para o monitoramento da imagem. Este trabalho buscou acrescentar luz atemática de formação de imagem através dos comentários postados em plataformas on-line, um tema que possui importância no cenário acadêmico internacional, mas que ainda encontra resistências no Brasil. Este trabalho deve ser compreendido pelas suas contribuições e limitações.

    Sobre as limitações, outra a ser considerada deve ser o desafio de identificar e analisar fatores influenciadores da imagem de destino no discurso escrito dos avaliadores do TripAdvisor, uma vez que a único contato entre o pesquisador e o analisado são os comentários postados, não havendo possibilidade de contato no âmbito físico entre as partes. Sugere-se para pesquisas futuras que sejam analisados comentários não apenas do site TripAdvisor, mas também de outros sites voltados para turistas. Pesquisas futuras podem também ampliar este estudo com a inclusão para mais atrativos turísticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com