TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias de Planejamento de Turismo Público

Por:   •  19/8/2019  •  Exam  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação à Distância 1 – AD1

Unidade de Aprendizagem: Estratégias de Planejamento de Turismo Público

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data: 21/02/19

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 Embora o turismo seja considerado menos destrutivo para o ambiente do que a maioria dos outros setores, suas dimensões e sua enorme difusão já produziram e ainda podem produzir vários danos físicos, sociais e ambientais, caso não haja a preocupação com o planejamento sustentável da atividade turística. Nesse sentido, muitos estudiosos e pesquisadores da área do turismo e do planejamento turístico, bem como, alguns organismos governamentais e não-governamentais, preocupados com a sustentabilidade do setor, vem discutindo sobre a existência de uma relação inexorável entre desenvolvimento econômico e desenvolvimento do turismo sustentável (economia e meio ambiente). Sendo assim, de acordo com o tópico de estudo sobre Necessidade de Planejamento Turístico expresse sua opinião sobre o assunto. 

 

Para desenvolver sua Avaliação a Distância 1 (AD1) você deverá:

 

  1. Postar/expor opinião na ferramenta fórum, em forma de um texto dissertativo (mínimo 10 linhas - máximo 20 linhas), e esse mesmo parecer também deverá ser transcrito para o arquivo da sua AD1 na ferramenta avaliação. 

Resposta/atividade 1: Sua opinião/parecer sobre o tema debatido no fórum Temática: Turismo x Economia x Sustentabilidade:

É inegável que a atividade turística gera impactos não só nas economias como também no meio ambiente e qualquer reflexo sobre o tema deve levar isso em conta. São evidentes os aspectos positivos da atividade turística para a economia de um país ou região. A geração de empregos diretos e indiretos, o influxo de capitais, os investimentos em infraestrutura e a possibilidade de diminuir desigualdades econômicas e de renda entre diferentes regiões de um mesmo país, facilitando inclusive a integração econômica, são aspectos positivos imediatamente identificáveis da atividade turística.

 Por outro lado, a questão da sustentabilidade ambiental deve ser também abordada.
O turismo não deve ser uma atividade que prejudica o meio ambiente, pelo contrário, pode e deve contribuir para preservá-lo. Isso pode ser alcançado através da conscientização dos turistas para a preservação do meio ambiente, pela instalação de estruturas turísticas sustentáveis e pela própria valorização do meio ambiente como atrativo para a atividade turística. Assim, economia e sustentabilidade não serão antagonistas, mas sim aliadas na atividade turística.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (245.2 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com