TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade II - Recrutamento E Seleção De Pessoal E Planejamento De Recursos Humanos

Ensaios: Unidade II - Recrutamento E Seleção De Pessoal E Planejamento De Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  5.648 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade

Unidade II - Recrutamento e Seleção de Pessoal e Planejamento de Recursos Humanos

Caro Aluno, vamos colocar em prática alguns conhecimentos construídos na Unidade II? Assista com atenção ao vídeo em que o principal assunto é o Processo de Recrutamento e Seleção e sua aplicação às pequenas e médias empresas:

http://www.youtube.com/watch?v=oNmHuJz9YFY

Analise a questão a seguir e responda, com fundamentação no material teórico disponibilizado:

1) O vídeo aborda a importância do processo de recrutamento e seleção e sua aplicação às pequenas e médias empresas. Considerando o que foi estudado na unidade II, qual a sugestão de um processo de recrutamento e seleção para uma empresa com este perfil?

Um dos principais recursos que compõem as empresas é o humano, isso porque a contratação de profissionais qualificados tem sido uma das principais estratégias de uma firma bem sucedida, uma vez que, é nesta etapa que se consuma a avaliação do candidato, possibilitando-se identificar o que de melhor e pior agregará às necessidades da companhia.

Com o passar dos anos, as pessoas e as organizações, cada vez mais, estão engajadas em um contínuo e colaborativo processo para atrair uns aos outros, como uma perfeita simbiose.

Desta forma, o processo de Recrutamento & Seleção, tornou-se fator de extrema importância para as empresas, podendo influenciar nos resultados dentro das organizações tanto positiva, quanto negativamente, dependendo da assertividade com que é gerido.

Para as Pequenas e Médias Empresas, esse fator é ainda mais pontual, já que em geral, dispõem de poucos recursos à folha de pagamento e benefícios. Por isso, contratar pessoas tornou-se uma atividade árdua, precisam saber selecionar, contratar o profissional mais próximo ao que a organização necessita.

Outro fator que deve ser analisado é o aperfeiçoamento dos profissionais; empresas que investem em desenvolvimento, tanto dos lideres quanto do setor operacional, realizam a manutenção da mão de obra, estimulando seus profissionais a desempenharem cada vez melhor suas funções, criando com isso, um ambiente motivacional.

Por conta disso, não é de se estranhar mudanças na rotina das companhias, incluindo maior investimento em serviços terceirizados de recrutamento e seleção. A prática, tão comum às grandes corporações, começa a ter seu valor percebido pelas organizações de menor porte, especialmente pelo direcionamento dos esforços para o foco do negócio. Enfatizando que planejar é o ponto fundamental para que o almejado seja alcançado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com