TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa Via Náutica

Por:   •  24/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

Carla Conceição

Cínthia Dantas

Joice Pinheiro

PROJETO DE PESQUISA

O Projeto Via Náutica e a viabilização do Turismo Náutico na Península de Itapagipe

Salvador - Bahia

2007

1 TEMA

O Projeto Via Náutica na viabilização do Turismo Náutico na Península de Itapagipe, especificamente na Ribeira, no Bonfim e em Humaitá, a partir do ano de 2000 até 2007.

2 OBJETIVO GERAL

Avaliar a implantação do Projeto Via Náutica, considerando os impactos positivos e negativos desta iniciativa para o Turismo Náutico e para a comunidade local da Península de Itapagipe, sendo esta a área escolhida para delimitar geograficamente este estudo, dada a sua imensa potencialidade para a atividade turística.

3 JUSTIFICATIVA

A Península de Itapagipe, integrante da segunda região administrativa à Noroeste de Salvador, é uma área que abrange um circuito turístico com expressivo potencial paisagístico, na baía de Todos os Santos, que engloba a Penha, a Ribeira, o Bonfim, Monte Serrat, Boa Viagem e Porto dos Tainheiros. É uma localidade distante da agitação do Centro e seus visitantes podem desfrutar dos ricos tesouros históricos e da beleza ambiental que resistentemente proporcionam delícias locais.

A Península supracitada apresenta um enorme potencial para o Turismo Náutico que, recentemente é alvo de diversos projetos de desenvolvimento turístico da cidade de Salvador. Baseado nestas novas perspectivas e estudos publicados em recentes projetos como o Ribeira Legal, Reurbanização da Boa Viagem, o PDDU – Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano- de Salvador e principalmente o Projeto Via Náutica, este projeto pretende comprovar a viabilização do Turismo Náutico na Península de Itapagipe que possui 3 dentre os 8 factíveis portos de atracação na exploração náutica da Baía de Todos os Santos.

Este projeto de pesquisa foi elaborado para delinear o estudo acerca do Projeto Via Náutica, da Prefeitura Municipal de Salvador, onde se analisará a viabilidade deste projeto para a região da Península de Itapagipe, discorrendo sobre os impactos positivos e negativos a paisagem, ao turismo de Salvador e principalmente a comunidade local, evidenciando de que forma estas poderão se beneficiar com a implementação do Turismo Náutico na região.

A relevância deste projeto para a cidade de Salvador reside na investigação de um atrativo turístico que será conhecido e usufruído por toda a cidade, além de estudar os impactos deste para o turismo local, importante fenômeno para uma cidade turística como Salvador. A análise do Projeto Via Náutica é de suma importância para a revitalização do turismo na região da Península e da Baía de Todos os Santos, como para o Turismo de Salvador, pois se torna mais uma fonte de atração de nichos de turistas tanto nacionais quanto internacionais. Além disso, será possível analisar de que forma a revitalização do turismo na região, assim como a inserção da modalidade de turismo náutico, vai beneficiar ou prejudicar as comunidades da Ribeira, do Bonfim e de Humaitá, e se essas terão atuação direta ou indireta na atividade turística local.

4 PROBLEMA

A implantação do Projeto Via Náutica, a partir dos pontos de atracação da Península de Itapagipe, impulsionará o Turismo Náutico na Baía de Todos os Santos e será benéfico à comunidade local?

5 HIPÓTESE BÁSICA

A partir da implantação dos pontos de atracação e melhorias na infra-estrutura do Bonfim, Ribeira e Humaitá, previstos no Projeto Via Náutica, haverá aumento do fluxo de turistas em Salvador e a comunidade local será beneficiada, através da geração de emprego, renda, desenvolvimento do comércio e aumento das opções de lazer dos locais.

 

5.1 VARIÁVEIS

As variáveis referentes a este trabalho são:

  • O fluxo turístico em Salvador, derivados do Turismo Náutico;
  • Perfil do turista que visita Salvador;
  • O potencial turístico da Península de Itapagipe;
  • Índice de emprego da região;
  • Índice de renda da população e tipo de atividades desempenhadas;
  • Impactos positivos e negativos para a comunidade da Península.

6 METODOLOGIA

6.1 MÉTODO DE ABORDAGEM

O método de abordagem da pesquisa será indutivo, pois a partir de dados particulares da implantação do projeto de Via Náutica será verificado o impacto global deste empreendimento no turismo local e no desenvolvimento da comunidade. Parte-se assim de um elemento particular para a visão do universo Península Itapagipana e Baía de Todos os Santos.

 Do subsistema “Projeto de Via Náutica” serão feitas inferências para o alcance de uma verdade geral não contida nas partes examinadas isoladamente. Portanto, a pretensão desta obra é a generalização como produto posterior da verificação dos resultados da pesquisa de campo, aliadas a pesquisa bibliográfica e documental, prospectando conclusões cujo conteúdo é muito mais amplo do que o das premissas nas quais se basearam.

6.2 MÉTODO DE PROCEDIMENTO

Esta pesquisa utilizará o método monográfico de procedimento, pois parte do princípio de que qualquer caso que se estude em profundidade pode ser considerado representativo de muitos outros ou até de todos os casos semelhantes. Consiste então, no estudo dos princípios que formam o fenômeno viabilidade do turismo náutico, com a finalidade de obter generalizações.

A investigação deverá examinar o tema escolhido, observando todos os fatores que o influenciaram e analisando-o em todos os seus aspectos. Evita-se com isto, a prematura dissociação de seus elementos, contudo respeitando as conexões e interconexões que formam a sistemática da explicitação geral do fenômeno.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (164.8 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com