TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO CAPITULO 03 DO LIVRO “GEOGRAFIA E POPULAÇÃO” DE AMÉLIA DAMIANI

Por:   •  6/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  1.061 Visualizações

Página 1 de 4

                [pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

GILBERG SERPA DOS ANJOS

RESENHA DO CAPITULO 03 DO LIVRO “GEOGRAFIA E POPULAÇÃO” DE AMÉLIA DAMIANI.

FORTALEZA
2021

GILBERG SERPA DOS ANJOS

           RESENHA DO CAPITULO 03 DO LIVRO “GEOGRAFIA E POPULAÇÃO” DE AMÉLIA DAMIANI.

Relatório apresentado ao Curso Superior de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará – Campus Fortaleza, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Geografia da População.

Professor: Dr. José Meneleu Neto

 

FORTALEZA
2021

 De acordo com a autora Amelia Damiani, identificamos vários aspectos da chamada Geografia da População. Ela destrincha as definições, aspectos e estudos dessa área da geografia, baseada também na opinião de diversos autores da Geografia, como Vidal de LaBlache.

Na União Soviética a Geografia da População é definida como um ramo da Geografia Econômica. É também abordado pela autora que, apesar de autores e linhas de pensamentos da Geografia Clássica serem constantemente utilizados para o ensinamento da Geografia Humana como um todo, alguns dos termos e estudos dos mesmos utilizados no passado, não são abrangentes aos novos fenômenos relacionados a geografia da população, chamando essa bibliografia como “datada”.

Em contrapartida, é deles que se inicia o capitulo 03, que aborda diversos aspectos da chamada Geografia da População. É com eles que temos a base necessária para que possamos ter uma compreensão desse ramo da Geografia.

Pierre George é um autor bastante citado por Damiani. George defende uma geografia da população mais voltada para uma análise de distribuição espacial dos homens.

Primeiramente, na Geografia, a densidade populacional aparece como algo mais voltado para uma análise mais numérica, que não evidencia nenhum aspecto social ou produtivo.

Dois termos que ajudam bastante na compreensão do capitulo são infra população e superpopulação. Infra população se trata de um grupo de humanos que não são grande o suficiente para explorar toda a riqueza de uma determinada localidade. Já superpopulação é quando não há recursos suficientes para a quantidade de humanos em determinado espaço.  

Nele conseguimos perceber que a repartição dos homens na superfície terrestre é muito complexa, e não se trata apenas de algo ‘’estático’’, que não se move e que é sempre fixa. No decorrer do capitulo estudamos movimentos que trabalham com a mudança desse aspecto, como a migração e a taxa de mortalidade.

Max Sorre define a migração como sempre existente e como parte da naturalidade do homem. Para esse autor, sempre existiu e sempre vai existir esse processo de migração, do ir e vir, e o homem sempre está também em busca de mudanças.

Dessa forma, temos que a migração tinha um caráter de aspecto mais secundário até o final dos anos 50, sofrendo uma mudança e uma espécie de inversão, onde o crescimento natural passou a ser inferior à análise da migração.

O termo conhecido como “´ecúmeno” é abordado pelos autores também e evidenciado por Damiani. Esse processo também é algo de herança histórica. Um exemplo disso é que 2/3 da população, até meados do século XX, vivia em uma parcela de 1/7 do espaço global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (180.4 Kb)   docx (125.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com