TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenhas de livros didáticos de Geografia e Historia dos anos iniciais

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.208 Palavras (13 Páginas)  •  2.607 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE JK[pic 1]

Curso de Graduação em Pedagogia

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA.

ANALISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA

ACADEMICAS: ANDRESA DUARTE SANTOS

                          DAIANE SANTOS PEREIRA

Brasília/DF

2014

ANDRESA DUARTE SANTOS[pic 2]

DAIANE SANTOS PEREIRA

ANALISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA

Relatório dos Livros Didáticos apresentados à disciplina fundamentos e metodologia do ensino de Geografia e História, como atividade avaliativa parcial sob a orientação do professor Dr. Benjamin de Lacerda Júnior.

Brasília/DF

2014

Sumário

INTRODUÇÃO        

LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA (COLEÇÃO MARCHA CRIANÇA)        

LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA (COLEÇÃO RSE)        

LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA (COLEÇÃO MARCHA CRIANÇA)        

LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA (COLEÇÃO PROJETO PITANGUÁ)        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

ANEXOS        ,14, 15, 16, 17 e 18


INTRODUÇÃO

Este relatório tem como objetivo fazer uma análise dos livros didáticos de geografia e história do 1° e 2º ciclo do ensino fundamental tendo como fonte teórica ou referência bibliográfica os parâmetros curriculares nacionais de geografia e história, e o trabalho também irá se desenvolver por intermédio de uma metodologia ou de uma proposta em que o professor/doutor: Benjamin de Lacerda Junior nos entregou o roteiro de trabalho que terá referência para a análise desses livros didáticos. Os livros didáticos escolhidos de História foram do 3° ano do ensino Fundamental no qual os autores são: Maria Teresa, Maria Elisabete, Armando Coelho e Iolanda Soares Ramos, Maria Suely de Oliveira, Coleção: Marcha Criança. 12ª edição, São Paulo: Scipione, 2011 e SER 6ª Reimpressão. Brasília Cisbrasil – CIB,2011 respectivamente. Os livros didáticos de Geografia escolhidos foram: do 3º e 4º Ano do ensino fundamental no qual são autores: Maria Teresa, Maria Elisabete, Armando Coelho e Sonia Cunha de Souza Danelli, Coleção: Marcha Criança. 12ª edição, São Paulo: Scipione, 2011 e Projeto Pitanguá, 2ª edição–São Paulo – 2008. Dessa forma o desenvolvimento desse trabalho irá seguir o roteiro proposto que está em anexo.


LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA (COLEÇÃO MARCHA CRIANÇA)

Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, como citado no livro, cultura é o modo de vida de um povo. “São os conhecimentos, os costumes e o modo de agir que caracterizam um grupo social, toda comunidade tem sua história, seus costumes e sua maneira de comemorar ou lembrar-se de acontecimentos importantes”. SCIPIONE (2011, p.94)

O livro nos mostra a ação que incentiva professores e alunos, através da história, a procurar novas descobertas em relação ao seu cotidiano. Como descrito no livro: - “O dia mais importante da minha vida foi quando eu aprendi a andar de bicicleta. Eu tinha seis anos. Foi minha mãe que me ensinou lá na pracinha perto da minha casa. No começo eu fiquei nervoso, mais depois de algum tempo eu nem acreditei. Eu consegui”. SCIPIONE (2011, p.11). Às vezes as crianças não percebem alguns perigos, cabem aos pais e professores quando for o caso, alertá-las. As crianças podem brincar e ir a escola, enquanto os adultos trabalham. Isso porque as brincadeiras também ensinam, com elas, podemos conhecer melhor os nossos amigos e colegas e descobrir novidades das quais passamos a gostar.

“A partir de agora trabalhamos no eixo temático, histórico e cotidiano, como veremos. Toda criança deverá crescer em um ambiente de compreensão, tolerância e amizade, de paz e de fraternidade, protegida contra qualquer tipo de preconceito”. SCIPIONE (2011, p.21) “Toda criança deve viver com sua família. Família, no caso, não é só a tradicional, composta da mamãe do papai e dos irmãozinhos. Pode ser só o pai ou a mãe, uma avó, uma tia, alguém que a queira bem e a trate com amor e carinho”. SCIPIONE (2011, p.45). “Identidade é tudo aquilo com que você se identifica, tudo aquilo de que você gosta. Todos os gostos iguais ou diferentes dos outros, também mostram que você é uma pessoa especial e única”. SCIPIONE (2011, p.59)

Ao ler livro de história e observarmos bem, vemos que as ilustrações oferecem muita clareza, quando olhamos temos a segurança do que realmente o autor quer nos passar. Nos exercícios conseguimos notar que o autor busca atrair a atenção dos alunos, para um melhor aprendizado, e incentiva os professores a procurar novos meios de ensino, e utilizando as estruturas de texto, o aluno pode entender melhor e com isso ter capacidade de desenvolver melhor suas atividades.

O livro em seu contexto, trabalha com temas transversais, os quais meio ambiente é um dos mais citados, pois, em todo o livro o meio ambiente é fundamental, tanto no passado como no presente e assim teremos um maior respeito por ele no futuro. A ética e a cidadania andam juntas, pois, com elas o livro nos mostra que o respeito é essencial para a convivência com os outros, e o aprendizado para a sua vida. Sua saúde também é relatada no livro, com o cuidado que se deve ter com a lavagem de suas mãos e de seus alimentos e com o cuidado com seu banho. O livro também nos mostra a cultura, como a tradição em sentarmos a mesa e também o nosso café da manhã com bolo, pão, café e leite, assim permanecemos com nossa cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (235.3 Kb)   docx (135.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com