TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro Geografia: Pequena História Crítica

Por:   •  2/12/2019  •  Resenha  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 6

MORAES, Ant. Carlos Robert. Geografia: Pequena Historia Critica. São Paulo: Hucitec, 1994.

Nascido em Minas Gerais, em 1954, Antônio Carlos Robert Moraes é um geógrafo brasileiro que publicou vários livros na área da geografia histórica e política. Moraes possui doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Bacharel em geografia (1977) e ciências sociais (1979) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), onde realizou mestrado (1983), doutorado (1991) e livre-docência (2000). É professor titular do Departamento de Geografia da USP, sendo coordenador do Laboratório de Geografia Política. Foi professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (1978-1982) e ministrou cursos em várias universidades do país e do exterior, entre elas a Universidade de Buenos Aires (Argentina), a Unam (México), Universidade Nacional (Colômbia), Universidade de Cadiz (Espanha). Possui a Ordem do Rio Branco. Elaborou para o governo brasileiro a metodologia de vários programas de política ambiental e de ordenamento territorial, notadamente interessando as áreas costeiras (entre outros o Gerco, o Projeto Orla Marítima e a Agenda Ambiental Portuária). Participou da elaboração do Programa Global de Ação para o Controle de Poluição Marinha do CDS-ONU.

Em seu livro, ele bifurca a geografia em duas grandes vertentes. A Tradicional e a Moderna. O mesmo aborda uma definição do objeto da geografia, de seu fundamento positivista. Para ele, Humboldt e Retter, não se mostravam preocupados em criar princípios de uma nova ciência e que seus trabalhos não tinham conteúdos normativos específicos, entendendo assim que a geografia era uma ciência de síntese de todos os conhecimentos sobre a Terra. 

O autor faz uma retrospectiva geográfica. Desde suas origens, passando por sua sistematização, principais correntes do pensamento geográfico – cada uma com sua própria definição de objeto, método, princípios, os contextos históricos de formação do pensamento entre outros. De acordo com o autor este livro foi concebido com o intuito de tentar contribuir com esclarecimentos referentes à criação, história e principais correntes dessa ciência.

O objetivo da Geografia

Esse capítulo vem questionar - o que é geografia? – Parece simples, mas ocupa-se a um conhecimento polêmico. Na antiguidade qualquer indivíduo poderia dar uma definição, sobre este significado, ou faria definições que eram complementadas.

A explicação que é mais utilizada em relação ao que é geografia, se refere ao estudo da superfície terrestre. Sendo a superfície da terra uma área privilegiada, calharia a geografia retratar e averiguar todos os seus fenômenos. Para este autor, encontra-se duas classes de ciências, as especulativas e as empíricas, partindo a geografia em humana e física. Como a geografia é uma ciência diversa e descritiva em que busca uma visão mista do planeta. Alguns escritores falam sobre outro significado da superfície terrestre, como a biosfera, ou a crosta terrestre.
Por fim a superfície da terra é uma das linhas do pensamento geográfico.

O positivismo como fundamento da geografia tradicional

As muitas definições do objeto do estudo da geografia é uma risca do pensamento da geografia tradicional, sobre o positivismo. O primeiro manifesto, está no positivismo circunscrevendo o trabalho cientifico e controlando os fenômenos, substanciando aos aspectos visíveis do real e tateáveis. A análise destes fenômenos nos mostra que a geografia é uma ciência ponderada na observação, na enumeração e na classificação de fatos referentes ao espaço. As convicções presentes nestas condições impossibilitaram a geografia de chegar a um conhecimento desenvolvido, que extrapolasse a exposição dos fenômenos.

Origem e Pressuposto da Geografia

A rotulação da geografia se deu dês da antiguidade clássica, especialmente ao pensamento grego. Contudo havia uma disseminação deste termo, mas o conteúdo referido era misto. Uma das delimitações do pensamento grego era com Tales e Anaximandro privilegiando o espaço e a discussão do formato da terra. Heródoto preocupava em retratar lugares, com elementos regionais. Isto sem falar nas demandas tidas como geográficas, sem aparecer com esta acepção, as ligações entre o homem e o meio.

A sistematização da geografia: Humbold e Ritter

A circunstancia histórica da Alemanha, no começo do século XIX, período em que se dá o desenvolvimento da geografia. Está no método tardio da penetração das relações capitalistas nesses países. Na Alemanha, o estado nacional não estava instituído, era um acumulo de feudos, cuja ligação ainda estão alguns traços culturais comuns. Poder estava nas mãos dos donos de terras, a estrutura feudal estava inchada, neste momento é que ocorre a penetração das relações capitalistas, sem romper com a ordem vigente. Tal introdução capitalista causa uns arranjos singulares, chamados por alguns autores de feudalismo modernizado.
Com a introdução do capitalismo altera a estrutura fundiária alemã. As terras passam para as mãos dos elementos pré-capitalista, que logo após torna-se capitalista; e o latifúndio que era uma economia fechada passa para uma economia de mercado. No entanto, as relações de trabalho não se alteraram, continua a mão-de-obra servil. Não há um desenvolvimento no comércio local, e as sua produção é destinada ao exterior. Há um pequeno desenvolvimento das cidades e também da burguesia, que não consegue impor seus interesses. A burguesia só consegue desenvolver com o apoio do estado que é comandado aristocracia agrária. Com a sedimentação do capitalismo e com expansionalismo napoleônico, surge nas classes dominantes alemãs, a idéia de unificação nacional, com congregado os principados alemães os reinos da Áustria e da Rússia. É nesta situação que se compreende a eclosão da geografia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com