TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO PRIMEIRO CAPÍTULO DO LIVRO DE JOHN WALKER SOBRE A HISTÓRIA DA HOSPITALIDADE

Por:   •  25/10/2018  •  Resenha  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 3

IFCE

Disciplina: Fundamentos da Hotelaria

Aluna: Andréa Bezerra dos Santos

Capítulo 1: HOSPITALIDADE: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA.

RESENHA DO PRIMEIRO CAPÍTULO DO LIVRO DE JOHN WALKER SOBRE A HISTÓRIA DA HOSPITALIDADE.

WALKER, John. Introdução à Hospitalidade. Barueri (SP): Manole, 2002. p. 3-28.

John R. Walker é professor e diretor do Hotel, Restaurant and Tourism Management Program (Programa de Gestão de Hotel, Restaurante e Turismo) da Universidade Internacional Alliant em São Diego, Califórnia. Sua vasta experiência na indústria inclui treinamento de gestão no Savoy Hotel London, além de outras experiências voltadas para a área de alimentos e bebidas, gestão da divisão de assistência de quartos, gestão de catering e gerência geral em redes de porte como Gran Metropolitan Hotels e Inter-Continental Hotels, entre outros. 

O capítulo “Hospitalidade: Uma Perspectiva Histórica” discorre sobre a evolução da indústria hoteleira e gastronômica e estabelece sua relação com acontecimentos históricos, levando ao leitor a conhecer a trajetória de evolução da hospitalidade começando pela Antiguidade (Roma e Grécia) até a Idade Contemporânea.

Elucida sobre esse desenvolvimento quando se percebe uma inter-relação com alguns aspectos, dentre eles, o deslocamento devido à expansão do comércio, vendo a necessidade de abrigo para esses viajantes (a priori oficiais e mensageiros) e assim sendo construídos os primeiros meios de hospedagem (as estalagens), que fortaleceram também os meios de comunicação e a comensalidade. Após a queda do Império Romano, as viagens não eram mais encorajadas e na Grã Bretanha sendo privilégio ao clero com acomodações simples.

Estende-se sobre a formação de novos conceitos de acomodação aos peregrinos na Idade Média (Europa), semelhantes aos dos mosteiros, tendo em vista o aperfeiçoamento dessas estalagens, visto que era crescente o número de viajantes advindos de carruagens e a necessidade crescente de terem uma melhor qualidade em seus serviços tanto em relação às acomodações quanto as refeições servidas oferecidas em questão de variedade e higiene, além de surgirem os primeiros restaurantes.

Enfatiza sobre as viagens passarem a fazer parte da vida profissional na Idade Moderna. A Revolução Francesa veio a influenciar na hospitalidade por meio da culinária. A Europa começou a seguir o modelo inglês de hospedagem e estes ambientes passaram a desempenhar o papel social e político para a sociedade. Na Idade Contemporânea aconteceu a revolução industrial e a invenção da máquina à vapor impulsionou as viagens. Tomaz Cook iniciou a comercialização do turismo e dá-se início ao turismo organizado. Segundo Walker (2002) a hospitalidade é marcada pela arte do bem atender implantada neste século por Cesar Ritz, surgindo o hotel de alto luxo para atender as pessoas de grande poder aquisitivo:

                                                    “(...) O afamado Cesar Ritz, cujo sobrenome tornou-se sinônimo do que há de melhor em luxo e elegância (...)” (Walker, 2002, p. 16).

Após a Segunda Guerra Mundial houve uma grande evolução na medicina, na alimentação, nos meios de comunicação, no lazer, nos transportes o que provocou uma melhoria na hospitalidade.  A partir de 1949 o turismo é democratizado, deixando de ser objeto de luxo e passando a ocorrer em grande escala. A hotelaria americana emergiu com hotéis mais funcionais e o turismo passou a ser visto como atividade econômica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com