TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHAS DO SEMINÁRIOS DO GRUPO 1 E 2

Por:   •  20/6/2022  •  Seminário  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHAS DO SEMINÁRIOS DO GRUPO 1 E 2

Victória D’Hora Selestrino

Anna Luizza Costa De Araujo

  1. Resenha do grupo 1 (Lixo hospitalar)

O primeiro grupo apresentou dia 22/11/2021 no seminário da matéria ciências do ambiente sobre lixo hospitalar ou também resíduo hospitalar onde por muito tempo teve seu descarte indevido todos esses tipos de resíduos requerem um descarte especifico e devido para minimizar os efeitos no meio ambiente. Qual quer unidade de saúde seus resíduos são considerados lixo hospitalar seja clinicas, centros de pesquisa ou ate mesmo clinicas de reabilitação. Esse descarte é regulamentado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Portanto existe as sua classificações dividido em 5 grupos no grupo A contém os resíduos potenciais infectantes sendo a categoria mais perigosa sendo sólidos, líquidos...temos como exemplo sangues, secreções, tecidos, entre outros, o descarte devido desse grupo através de sacos plásticos brancos impermeáveis e resistentes, Já no grupo B representando pelo resíduos químicos sendo tóxicos, inflamáveis ou ate mesmo corrosivos como exemplo os medicamentos tal que devolvidos para os fabricantes. Temos também o grupo C como os resíduos radioativos usados em tratamentos de saúde descartados de maneira devida a partir de recipientes blindados, o grupo D que refere aos resíduos comuns que não a necessidade de processos diferenciado como esparadrapos, equipamento de soro gazes não contaminados, papeis da administração entre outros podendo assim feita reciclagem devida utilizando o separamento de acordo com seu material, no ultimo grupo o grupo é o grupo E ele se aplica a resíduos pefurocortantes tendo como maior risco de proliferação de doenças infectuosas como agulhas, bisturi, pontos...isolados em caixas amarelas com destino a incineração correta.

Percebemos nessa apresentação a importância do descarte e separamento adequado do lixo hospitalar, apendemos também que não só hospitais produzem esse tipo de lixo. A forma certa pela ANVISA do descarte evita que muitas doenças infeciosas se proliferem como que nosso solo seja contaminado ou ate mesmo a prejudicarão de pessoa que tiram seu sustento a partir dos lixões podendo até lesioná-los. Após a apresentação apresentaram um vídeo educativo e didático sobre os grupos de classificação.

  1. Resenha do grupo 2 (Produção e destino de resíduos)

O tema do segundo grupo que se apresentou foi relacionado com a produção e destinação dos resíduos sólidos. A dupla, composta por Amanda Nunes e Brunno Mosquito, iniciou o trabalho trazendo a definição e diferença entre lixo e resíduo. O lixo é usado para se referir aos elementos que não possuem mais utilidade e não podem ser reciclados. O resíduo, por sua vez, é o material que pode ser reutilizado com a função anterior ou ser atribuído com uma nova função. Tanto o lixo quanto os resíduos são consequências de ações antrópicas e dessa maneira, sendo de responsabilidade do homem saber lidar com a situação. Assim, existem leis e projetos governamentais que tratam acerca do destino do lixo. No Brasil, existe a Política Nacional de Resíduos Sólidos, um projeto legislativo que objetiva aumentar a reciclagem, reutilização e destino adequado para os resíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com