TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Visita a Museu Virtual Memorial da América

Por:   •  26/3/2017  •  Abstract  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  2.850 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

ROTEIRO PARA VISITA A MUSEU VIRTUAL

Roteiro adaptado, para todos os cursos EAD, a partir de uma proposta apresentada pela equipe do curso de História Online da UNIUBE.

“A visita virtual a um Museu, apesar de limitar a experiência material e simbólica com o patrimônio histórico, constrói outras formas de experiência baseada na cultura digital e nas possibilidades de transmissão e acesso de seus suportes tecnológicos. Além disso, devemos considerar que a forma como a memória é representada no “museu presencial” pode se diferir daquela que é a apresentada por meio do suporte midiático”.

Tendo como reflexão inicial a leitura do trecho acima, esta atividade poderá ser desenvolvida a partir de uma visita virtual a um museu. Lembrando que esta atividade pode ser realizada concomitante ou não à visita presencial de um museu de sua ou de outra cidade, na região ou no país.

Para realizar a atividade complementar, apontada na tabela como Tipo Grupo 3 - ATIVIDADES ACADÊMICAS E/OU ESTUDANTIS (evento 3.2 – Visita a um Museu) observe e atenda à todas as orientações a seguir:

  1. Você pode escolher um museu, como por exemplo, os listados abaixo (ou outros sites de museus que conhecer, preferencialmente museus relacionados à sua área de formação), para fazer sua visita virtual. Todos os sites abaixo são de museus presenciais que estão em processo de virtualização de suas obras:

Memorial da América Latina (SP) *: http://www.memorial.org.br/

Museu da República (RJ) *: http://www.museudarepublica.org.br/

Museu do Índio (RJ) *: http://www.museudoindio.gov.br/

Museu Imperial (RJ) *: http://www.museuimperial.gov.br/

Museu de tecnologia de Berlim: http://www.sdtb.de/index.php?id=623

Museu de ciências de Londres: http://www.sciencemuseum.org.uk/

(*) Estes museus oferecem “tour virtual”.

  1. A partir da navegação no site escolhido, você deve elaborar um texto com um pouco da história do museu, a partir das questões colocadas a seguir (este texto - que deve conter no máximo 8 linhas - , que vai comprovar a realização   da Atividade Complementar proposta,  deverá  ser digitado e postado no AVA):

  • Identifique na primeira linha do texto o site completo do museu escolhido.

http://www.memorial.org.br/

  • Quando o museu foi construído?

       Inaugurado em 18 de março de 1989.

  • Que tipo de acervo possui?

Visitando os 84.000 metros quadrados do conjunto arquitetônico do Memorial  podemos apreciar as linhas curvas das construções nos surpreendendo  com as obras de arte de artistas consagrados exibidas ao longo da esplanada ou dentro dos espaços culturais. Todos eles foram escolhidos pelo próprio arquiteto Oscar Niemeyer, que indicou em quais locais os trabalhos deles deveriam ficar expostos.

[pic 3]

O acervo de arte popular do Pavilhão da Criatividade conserva peças singelas de autores anônimos. São obras primas do artesanato continental, recolhidas diretamente das mãos de artesões, sem intermediários, lá onde eles vivem e trabalham.

[pic 4]

Durante os meses de agosto e setembro de 1988, Maureen Bisilliat viajou por México, Guatemala, Equador, Peru e Paraguai, acompanhada de seu marido, Jacques Bisilliat, e do arquiteto Antônio Marcos Silva. Ambos tinham larga experiência e conhecimento da cultura popular. Um rico acervo da Bolívia e do Brasil também foi recolhido.

  • Acesse as galerias de imagens, vídeos e se possível, faça o tour virtual oferecido pelo site. O que lhe chamou mais a atenção em relação ao acervo virtual?

A geometria de Oscar Niemeyer presente na arquitetura do museu;

As obras de artes de autores que acompanhavam Niemeyer desde a Pampulha;

A beleza das peças artesanais de autores anônimos, tanto nacionais quanto internacionais;

Uma pena ainda não haver áudio e vídeo disponível na aba multimídia;

O projeto da loja virtual também, quando funcional, será inovador;

O espaço para eventos, disponível para locação, possibilitando maior enriquecimento cultural num espaço já tão rico.

  • O que a internet traz de diferente em relação a uma visita presencial ao museu?

Pela internet é possível ter uma visão geral do museu. Permite-nos, do conforto de nosso lar e no horário que nos convier, ter esta maravilhosa experiência. Contudo, nada como uma visita presencial para utilizarmos todos nossos sentidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (108.4 Kb)   docx (42.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com