TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Transportes

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 2

1. Defina, por meio de um texto de no mínimo 15 linhas, o conceito de aliança estratégica e explique quais as principais vantagens para as companhias áreas participantes e usuários do transporte aéreo regular. (5,0 pontos)

Conceito: Associação com uma estratégia de negócios fundamental, que dá forma e estrutura à aliança. Possui uma visão que orienta sua gestão e evolução e conta com uma infraestrutura interna que a sustenta. A aliança estratégica consiste na união de duas ou mais empresas que possuem um objetivo comum entre si. Podem se unir de diversos modos e também podem ter um tempo certo para se atingir o objetivo ou ser permanente.
Foi justamente o crescimento do comércio mundial que intensificou a necessidade das companhias aéreas na formação de grandes alianças estratégicas, como objetivo de redução dos custos operacionais, agilidade nas prestações dos serviços, maior alcance global e principalmente a vantagem competitiva, tendo como exemplo as alianças Star Alliance, OneWorld e a SkyTeam.
Para os passageiros, isto gerou benefícios no acúmulo e troca de pontos através das companhias-membros, despacho de bagagens, utilização das salas VIP´s entre outros.

2. Podemos afirmar que o modelo da Gol Linhas Aéreas é um modelo baseado em Low Cost, Low Fare? De que forma as operações desta companhia justificam esta afirmação. Justifique sua resposta com um texto de no mínimo 15 linhas. (5,0 pontos)

Sim, a GOL Linhas Aéreas pode ser considerada como uma companhia modelo Low Cost, Low Fare. 
De acordo com o conteúdo estudado, este modelo de companhia, surgiu nos Estados Unidos após a desregulamentação do mercado aéreo. São conhecidas como “companhias aéreas de preço e custo baixo”, ao contrário das companhias tradicionais. 
Utilizam as seguintes estratégias para obter a redução dos seus custos operacionais:
Padronização de frotas; Utilização de aeroportos secundários; Distribuição direta (via internet), sem intermediários (GDS, agências de viagens); ausência de acordos comercias e/ou code-share; Comercialização de lanches e bebidas a bordo; Voos ponto a ponto e de curta duração; Modelo de administração. 

A GOL nasceu de um dos maiores grupos de transportes rodoviários do Brasil: o Grupo Áureo. Iniciou suas operações em 2001, período em que a aviação comercial brasileira e internacional passava por uma grande crise, após o ataque terrorista de 11 de Setembro nos Estados Unidos. Entre as características Low Cost, Low Fare descritas acima, podemos afirmar que a GOL chegou inovando na aviação brasileira, utilizando a Internet como canal de compra e distribuição de bilhetes eletrônicos e com preços mais econômicos. Além de uniformes mais informais e o serviço de bordo diferenciado, que atualmente também é comercializado nas aeronaves. 
Em pouco tempo, a empresa se tornou a 2ª maior companhia aérea brasileira, atendendo todos os estados e alguns voos internacionais para a América do Sul.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com