TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas de Transportes

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

1. Defina, por meio de um texto de no mínimo 15 linhas, o conceito de aliança estratégica e explique quais as principais vantagens para as companhias áreas participantes e usuários do transporte aéreo regular. (5,0 pontos)

Uma aliança ocorre quando duas ou mais empresas concordam em colaborar em algum projeto ou repartir recursos produtivos ou compartilhar informações. As alianças podem ser horizontais, envolvendo participantes da mesma indústria, ou verticais, por meio da cadeia de suprimentos ou até entre indústrias distintas. Alianças estratégicas são, por sua vez, contratos e acordos explícitos de longo prazo pertinentes à troca ou à combinação de recursos dos respectivos participantes com seu competidor ou competidores. Foi justamente o crescimento do comércio mundial que intensificou a necessidade das companhias aéreas na formação de grandes alianças estratégicas, com objetivo de redução dos custos operacionais, agilidade nas prestações dos serviços, maior alcance global e principalmente a vantagem competitiva, tendo como exemplo as alianças Star Alliance, OneWorld e a SkyTeam. Para os passageiros, isto gerou benefícios no acúmulo e troca de pontos através das companhias-membros, despacho de bagagens, utilização das salas VIP´s entre outros.

2. Podemos afirmar que o modelo da Gol Linhas Aéreas é um modelo baseado em Low Cost, Low Fare? De que forma as operações desta companhia justificam esta afirmação. Justifique sua resposta com um texto de no mínimo 15 linhas. (5,0 pontos)

É uma empresa que oferece passagens aéreas mais baratas em relação as concorrente e sendo low-cost ela se torna low-fare, ou seja, não faz grandes investimentos em alimentação e não tem um serviço de bordo sofisticado, sendo mais simples e mais econômica barateando o valor cobrado. Esse modelo vem ganhando força em todo o mundo, transformando pequenas companhias em companhias de sucesso. Afim de conquistar os clientes de baixa renda, a GOL buscou implantar um sistema de custos reduzidos que pudesse viabilizar sua estratégia. Começou por mudar a forma de comercialização das passagens, realizando praticamente todas suas operações pela internet, e eliminando os intermediários, o que significou uma redução significativa em seus custos. Em seguida, implantou um sistema de viagens sem luxo algum, em termos de atendimento de bordo, o que era comum na aviação.

Outra estratégia foi a utilização de promoções noturnas, com passagens a baixíssimo custo. Os aviões que antes ficavam parados no pátio dos aeroportos, passaram a realizar viagens noturnas, “lotados”, o que significou uma entrada de dinheiro extra, que não viria de outra forma. Esta estratégia obteve tanta aceitação, que a GOL não apenas conseguiu conquistar novos passageiros para a aviação civil, oriundos das companhias terrestres, como também, seduziu antigos passageiros que utilizavam a aviação comercial e que toparam viajar de acordo com as novas regras, pagando preços mais acessíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com