TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TURISMO E GASTRONOMIA: UMA PROPOSTA DE ROTEIRO GASTRONÔMICO DE RESTAURANTES DE COMIDAS TÍPICAS

Por:   •  13/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE COMUNICAÇÃO, TURISMO E ARTES

DEPARTAMENTO DE TURISMO E HOTELARIA

CURSO DE BACHARELADO EM HOTELARIA

TURISMO E GASTRONOMIA: UMA PROPOSTA DE ROTEIRO GASTRONÔMICO DE RESTAURANTES DE COMIDAS TÍPICAS NORDESTINAS EM JOÃO PESSOA/PB

                                

JOÃO PESSOA

2017

  1. INTRODUÇÃO              

        Os meios de hospedagem e conseqüentemente o turismo surgiram na Grécia Antiga, onde as pessoas se deslocavam de uma região a outra para participar ou assistir aos Jogos Olímpicos, assim houve a primeira construção para se hospedar estas pessoas, o Ásylon. Este foi o primeiro meio de hospedagem propriamente dito, feito para acomodar as pessoas. Após ele houveram outras construções já visando melhor comodidade para cada público. Os romanos foram responsáveis por iniciar estas novas construções criando a estalagem e o estábulo, onde a estalagem era para acomodar os nobres e oficiais, e o estábulo os plebeus, animais de montaria e carga. Foram os romanos também que, a partir da construção de balneários, começaram a dar grandiosidade e maior conforto para os seus hóspedes, onde existiram as termas romanas, que dispunham de água quente e instalações grandiosas. (RIBEIRO, 2011).

        A expansão comercial favoreceu a hospedagem como um todo. Foram criadas novas instalações, novos meios de hospedagens, saindo da estalagem, passando por vários meios até chegar aos hotéis suntuosos que temos hoje e todas as demais variações de meios de hospedagem.

        Juntamente com isso, houve o surgimento e crescimento do turismo, onde temos hoje os mais variados tipos de turismo: turismo cultural, de consumo, ecológico, gastronômico, de aventura, turismo religioso, turismo sol e mar, o mais visto em João Pessoa, turismo saúde, até turismo cemiterial.

        O segmento de turismo que vem crescendo bastante é o turismo gastronômico, a gastronomia como um produto turístico é riquíssima e bastante interessante, além de apresentar aos turistas novas possibilidades, é uma forma de se ter, ao mesmo tempo, um turismo cultural. É explorada a diversidade cultural de sabores, notando as diferentes características, porque cada localidade tem aquela divergência de hábitos, costumes, gostos, aromas, retornando até a satisfação alimentar do ser humano, não apenas para suprir a necessidade de nutrientes em seu corpo, mas também proporcionar prazer, sendo isto até uma “válvula” de escape para o estresse da vida urbana.

        Alimentar-se é uma necessidade humana, que ocorre para manter todo o sistema do nosso corpo funcionando da melhor forma possível. Porém também se descobriu que nós nos alimentamos por conta de outros fatores, não só para nosso funcionamento completo. O prazer de comer é o que se associa a esse fato, nosso corpo não precisa de uma taça com bastante sorvete, porém nosso desejo de consumir aquele produto é imenso e isso resulta no nosso dia a dia, comendo alimentos, fazendo refeições por prazer e desejo, tendo assim nossos 5 sentidos aguçados por isto. O ato de ir para restaurantes, comer bem, ser servido, vem bem de antigamente, da Europa, quando os cozinheiros dos reis saíram dos palácios e começaram a abrir seu próprio negócio (FREIXA e CHAVES, 2008), montando seus próprios pratos, sempre cozinhando e elaborando pratos da sua região, mostrando a riqueza gastronômica que lá havia.

        Existiram dois grandes chefs fundamentais para toda a evolução da gastronomia francesa, foram eles Antonin Carême e Auguste Escofier. Eles deixaram legados, técnicas e formas para a cozinha profissional. A culinária francesa atingiu o seu auge com a multiplicação de hotéis na Europa, cujo o principal expoente foi o hoteleiro César Ritz, que se aliou ao chef Auguste Escofier (FREIXA e CHAVES, 2008).

        A partir de então houve evolução entre os chefs, restaurante e hotéis que andavam juntos na questão de luxo e serviço. No entanto os restaurantes e hotéis só eram acessíveis as famílias da classe alta, que podiam bancar tudo aquilo que era oferecido. Começaram a surgir os bistrôs, como um meio de oferecer uma refeição gostosa e caseira para aqueles menos afortunados, era simples, montados numa casa própria, onde a mãe cozinhava e o marido e filhos serviam o salão. Hoje o conceito não é mais o mesmo, foi alterado o aspecto de comida caseira e generosa e tornaram-se locais, muitas vezes, luxuosos. (FREIXA e CHAVES, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com