TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Turismo - Comida e Turismo

Por:   •  18/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACACABA

GASTRONOMIA


Turismo e Gatronomia

Professora Ludmila Fonseca

LUCIANA RAQUEL PATRICIO

5º semestre - noturno

Piracicaba

2017

Palestra dia 13 de Março de 2017

Palestrante Tiago Brugnenotto

Formação: Engenharia do Alimento, Técnico em Gastronomia e Gestão de Pessoas- Mestrado em andamento.

Assunto abordado Eventos

Ainda sobre o palestrante professor da Faculdade Senac de Aguas de São Pedro e um dos responsáveis pelo projeto “Sabores de Aguas” em Aguas de São Pedro.

No decorrer da palestra Tiago Brugnenotto fez menção a sua carreira; após ter se formado em Engenharia do Alimento não se encontrou e decidiu fazer Gastronomia. Foi então que conseguiu fazer uso da primeira faculdade para abrir leques na de Gastronomia, nesse momento de sua vida parecia que as coisas se encaixavam. Terminada a sua segunda faculdade foi para o exterior adquirir bagagem. Observando a dificuldade no relacionamento de pessoas decidiu fazer um mestrado em Gestão de pessoas que está em andamento. Tiago enfatizou a necessidade de saber lidar com pessoas, quando se trata de eventos. A todo momento ressaltava que a pesquisa é importante mas não mais que a pratica pois esta nos mostra a dificuldade real em tempo real.

Para Tiago o conceito que mais se encaixa para Evento é:

Evento é a soma de esforços e ações planejadas com o objetivo de alcançar resultados definidos junto ao seu público alvo.  Ele ainda ressalta Eventos organizados e planejados é igual lucro. Não é preciso investir muito é de suma importância saber chefiar.

Pontos positivos de eventos segundo o palestrante:

- Área pouco atingida em época de crise ( da para reduzir custo tendo o uso da sazonidade dos produtos e variando o cardápio).

- Gera empregos, motiva investimento ( setor de turismo).

- Atinge e tras benefícios para todos os outros segmentos.

- No evento todos ganham.

Fases do processo:

- Pesquisa de mercado (viabilidade) necessidade e tendecia de mercado; entender os problemas e aproveitar a oportunidade (ideia mediante o problema).

- Objetivo fidelizar clientes, baixar preços ( focar no que buscamos).

- Definição de estratégias (plano de ataque) recursos , previsão de tempo e outros.

- Elaboração de projeto do evento.

-Implantação (fazer acontecer) depois atividades e check-list. Se não tenho a vivencia papel e caneta na mão é primordial segundo Tiago e ainda foca a necessidade de liderar e gerar documentação para ter um padrão.

   Atores envolvidos: organizador, apoiadores ( doão serviços) e padronizador ( entram com dinheiro).

Tiago Brugnerotto falou sobre o projeto do qual faz parte Sabores de Aguas; que é uma consolidação do turismo gastronômico de Aguas de São Pedro. Tendo como objetivo consolidar a participação do Centro Universitário Senac como agente de referencia para o conceito econômico e social da cidade de Aguas de São Pedro e inserir o corpo discente na realidade pratica do mercado de trabalho da alimentação com a realização de um evento gastronômico real. Esse projeto conta com:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com