TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Turismo comunitário Icapuí CE

Por:   •  23/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.756 Palavras (8 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 8

Rede Cearense de Turismo Comunitário

Em 2008, com o acontecimento do II Seminário Internacional de Turismo Sustentável, a Rede Tucum foi lançada, sua criação surgiu da tentativa do Instituto Terramar, a ONG italiana Tremenbé Onlus e a Associação dos Amigos da Prainha de Canto Verde criar uma rede de turismo que contasse com assessorias como responsáveis pela mobilização das comunidades. Várias assembleias foram realizadas com o intuito de promover esforços para sua melhor articulação e processo de tomada de decisão. (BORGES, 2011).

Atualmente participam da Rede Tucum as seguintes comunidades costeiras: Reserva extrativista da Praia de Canto Verde – Beberibe; Tabajuba – Camocim; Reserva extrativista do Batoque- Aquiraz; Ponta Grossa- Icapuí; Jenipapo Kanindé – Aquiraz; Assentamento Coqueirinho – Fortim; Caetanos de Cima – Amontada; Curral Velho – Acaraú; O povoado Litorâneo de Flecheiras – Trairi; Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto – MST (Fortaleza) e Associação Mulheres em Movimento – Conjunto Palmeiras (Fortaleza) ; Tremenbé – Icapuí e Tapeba- Caucaia.

Entre indígenas, pescadores e moradores de assentamentos rurais, dois pontos de hospedagem solidária em Fortaleza. A Rede Tucum tem dois grandes objetivos:[pic 1]

Ica

Icapuí

  1. Histórico do município

Era uma pequena vila chamada Caiçara. Em 30 de dezembro de 1943, passou a se chamar Icapuí – canoa veloz. A partir de 22 de janeiro de 1984 o município desmembrou-se politica e administrativamente de Aracati sob o apoio da comunidade (IBGE, 201-).

  1. Geografia
  1. Situação geográfica        [pic 2]

  1. Medidas territoriais

[pic 3]

  1. Aspectos climáticos

[pic 4]

  1. Componentes ambientais

[pic 5]

  1. População

Quadro 1 – Dados populacionais

População estimada 2014

19.276

População 2010

18.392

Área da unidade territorial (km²)

423,448

Densidade demográfica (hab/km²)

43,43

Gentílico

Icapuiense

Fonte: IBGE, 2014

  1. Economia

A partir do século XX, aparecem no município atividades econômicas diversificadas e ligadas à extração de recursos naturais tais como; a extração de sal/construção de salinas, pesca de lagosta, criação de camarão em cativeiro, o extrativismo e a monocultura do caju e atividades de veraneio/turismo.

Destacava-se como principais atividades econômicas a pesca e as salinas, em seguida houve uma ascensão nas atividades de exploração de petróleo e no turismo. Atualmente a principal atividade econômica desenvolvida no município é a pesca seguida do turismo.

De acordo com uma pesquisa disponibilizada pelo site de Icapuí, cerca de 89% das famílias do município estão envolvidas com a atividade pesqueira, sendo que deste montante aproximadamente 83% trabalham na cadeia produtiva da lagosta.

No município são realizadas diversas atividades econômicas nos três setores da economia:

  • Setor primário: agricultura e pecuária, atividade salineira e atividade petrolífera.                                                                        
  • Setor secundário é menos expressivo estatisticamente. Nele encontram-se algumas indústrias, onde a maior parte atua na indústria de transformação ligada a alimentos e bebidas.
  • Setor terciário: comércio, em sua maioria varejista voltado ao ramo alimentício ou de vestiário, atividade pesqueira e turismo.

  1. Turismo

A bela Icapuí tem bastante potencial para atividades turísticas. Ela é rica em paisagens naturais, cultura e história. Possui diversas configurações no litoral que proporcionam diversas formas de exploração, bem como proteção e recuperação ambiental. Sua população está envolvida com a pesca artesanal, assim como na preservação de sua cultura.

O município é integrante do Fórum de Turismo do Litoral Leste e almeja ser um destino turístico de referência, oferecendo seus atrativos históricos e culturais associados aos seus 65 km de maravilhosas praias com dunas, falésias e areia monazítica.

Em relação à oferta turística da cidade, encontram-se diversas opções de hospedagens, desde as mais simples e aconchegantes, compartilhando espaço em casas de pescadores até acomodações que oferecem mais conforto e conveniência como TV, banho quente e ar condicionado.

Famosas pelas praias de Ponta Grossa, Redonda e Tremembé, destaca-se Praia Redonda que está a 18 quilômetros da sede do município, a praia fica numa enseada protegida pela Ponta da Redonda, um paredão rochoso que pontilha todo o mar a sua frente. O litoral de Icapuí é ideal para um banho tranquilo, tendo em vista que é formado por praias de águas calmas, com poucas ondas. A Praia da Ponta Grossa oferece ao visitante experiência com uma comunidade de pescadores descendentes de holandeses.

O município é conhecido também pela pesca da lagosta que é especialidade da culinária local. Acontece anualmente o Festival da Lagosta com diversas especialidades com esse fruto do mar.

A Praia de Tremembé possui um fundeadouro para as embarcações pesqueiras do município. O local é cercado por um grande e denso coqueiral, tendo ao fundo a Serra dos Cajuais, que formam uma paisagem inesquecível.

É também um atrativo de Icapuí as dunas de areias coloridas. É em Redonda e Ponta Grossa onde são recolhidas as arreias para as famosas esculturas de areia em garrafinhas vendidas em Canoa Quebrada. Para que não haja exaustão nas dunas, os artistas criaram uma auto-regulamentação para retirada de areia. Para quem gosta de aventura, o município possui algumas localidades que estão quase intocadas (PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ, 201-).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (212 Kb)   docx (64.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com