TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Turismo e geografia: Abordagens críticas

Por:   •  3/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 2

NEIDE, Luiza; BANDEIRA, Sylvio. Turismo e geografia: Abordagens críticas. Fortaleza: Uece, 2005. 174 p.

“Explicar o turismo implica estudar o espaço geográfico, pois os turistas viajam para conhecer lugares, havendo, portanto, uma relação estreita entre a geografia e o Turismo” (NEIDE; BANDEIRA, 2005, p. 12).

A geografia é muito importante para o turismo, pois para que o turismo aconteça é necessário algumas mudanças no espaço geográfico para atender a necessidade dos turistas que irão visitar o local, onde o estudo da geografia e do turismo em conjunto poderá resultar proteção dos espaços locais, á preservação do meio ambiente trabalhado, exercendo assim o desenvolvimento sustentável.

Neide e Bandeira (2005, p. 18) falam que “Para um turismo de qualidade ou cultural, não basta ver, é preciso compreender os lugares e interagir com as culturas visitadas para que a fala e o discurso obtenham valor e significado entre os ouvintes”.

A história dos lugares turísticos é muito importante, é necessário a atuação de um guia de turismo que conheça bem a história do lugar, as pessoas, os costumes, entre outras coisas, para que possa passar tudo isso aos turistas, fazendo com que eles interaja, conheça bem os lugares que visitarem e para que depois possam passar suas experiencias para outras pessoas também.

“ O turista, ao fazer uso dos espaços urbanos desconhecidos, necessita dos instrumentos da cartografia para garantir maior precisão em seus roteiros, sentir maior segurança e aproveitar o máximo nos roteiros percorridos” (NEIDE; BANDEIRA, 2005, p. 35).

É imprescindível a existência dos instrumentos de cartografia, por que é a partir dele que os turistas se guiam para chegar no lugar desejado. Outra relação importantissima da geografia com o turismo.

Neide e Bandeira (2005, p. 39) falam que “Pela Geografia crítica, ao contrário, capacita-se profissionais engajados e comprometidos com as mudanças sociais, conscientes e capazes de entender as contradições do mundo”.

É preciso capacitar estudos onde influencie as pessoas, a resolver os problemas expostos, capazes de se mobilizar para por em prática as criticas expostas fazendo com que os indivíduos entenda as diferenças e a complexidade da sociedade, para que possa trabalharem na transformação de uma sociedade mais justa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com