TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitaminas

Por:   •  13/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.003 Palavras (17 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE PITÁGORAS

ARTHUR VIEIRA

GABRIELA FERNANDA

GRAZIELE ALEXANDRE

JOSIANE SILVA

LEONARDO FRIEIRO

LUCINEIDE ALENCAR

VITAMINAS

BELO HORIZONTE- MG

2014


ARTHUR VIEIRA

GABRIELA FERNANDA

GRAZIELE ALEXANDRE

JOSIANE SILVA

LEONARDO FRIEIRO

LUCINEIDE ALENCAR

                

VITAMINAS

Trabalho apresentado ao curso de Enfermagem da Faculdade Pitágoras ;na disciplina de Ciências moleculares e celulares.

Professor(a):  Luciene Evangelista

BELO HORIZONTE – MG

2014


SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO        

2.0. A VITAMINA A (RETINOL)        

2.1. VITAMINA B        

2.2. VITAMINA B1 (TIAMINA)        

2.3. VITAMINA B2 (RIBOFLAVINA)        

2.4. VITAMINA  B3 (NIACINA)        

2.5. VITAMINA B5        

2.6. VITAMINA B6 (PIRODOXINA)        

2.7. VITAMINA B8 (BIOTINA)        

2.8. VITAMINA B9 (ÁCIDO FÓLICO)        

2.9. VITAMINA B12 (CIANOCOBALAMINA)        

2.10.VITAMINA C (ÁCIDO ASCÓRBICO)        

2.11. VITAMINA D        

2.12. VITAMINA E (TOCOFEROL)        

2.13. VITAMINA K        

3- CONCLUSÃO        

4-REFERÊNCIAS  BIBLIOGRÁFICAS        



  1. Introdução

A vitamina é uma molécula pequena que seu corpo precisa para realizar uma determinada reação. Seu corpo não tem como criar moléculas de vitaminas sozinho, por isso as moléculas  de vitaminas deve entrar através de alimentos que você consome. O corpo humano é conhecido por precisar de pelo menos 13 vitaminas diferentes.

Vitaminas lipossolúveis - Que são solúveis na presença de lipídios, por isso necessitam da presença da gordura para serem melhores absorvidas pelo nosso organismo. São elas: A, D, E e K.

Vitaminas hidrossolúveis - São vitaminas solúveis em água. São elas: do complexo B e C.

No corpo, as vitaminas são usadas de maneiras diferentes como em seguida pode-se perceber sobre a  função da vitamina A, que é na produção de retina. Retina é usada dentro dos cones e bastonetes em seus olhos para sentir a luz. Não há nenhuma maneira para que seu corpo produzir retinol sem a vitamina A, e sem retina você não pode ver.

2.0. A vitamina A (retinol)

Ela possui papel fundamental no crescimento ósseo, desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, aumenta a imunidade, importante para combater os radicais livres (ação antioxidante), prevenindo o envelhecimento celular. Sua deficiência é uma importante causa de cegueira de crianças em alguns países em desenvolvimento.

É chamada de retinol porque compõe uma substância presente na retina, nome de um grupo de retinóides solúveis em gordura, incluindo retinol, retinal, ácido retinóico, e os ésteres de retinil. A vitamina A está envolvido na função imune, visão, reprodução, e comunicação celular. A vitamina A é crítica para a visão, como um componente essencial da rodopsina, uma proteína que absorve a luz na retina dos receptores, e uma vez que suporta a diferenciação normal e funcionamento das membranas conjuntivas e córnea. A vitamina A também suporta o crescimento e

diferenciação das células, desempenha um papel crítico na formação e manutenção normal do coração, pulmões, rins e outros órgãos. 

Está presente nos alimentos amarelo-alaranjados, nas folhas verdes escuras e sob a forma de retinol em alimentos de origem animal.. Alguns exemplos são cenoura, manga, moranga, mamão, espinafre, brócolis, rúcula, agrião, gema do ovo, leite, fígado, entre outros.

2.1. Vitamina B

As diferentes vitaminas B são normalmente incorporadas na estrutura de diferentes enzimas que uma célula produz. Por exemplo, aspartato aminotransferase é uma enzima que transfere aminas entre aminoácidos. Cada cópia da enzima contém duas moléculas de vitamina B6 e sem essas moléculas a enzima não pode fazer nada.

2.2. Vitamina B1 (tiamina)

A vitamina B1 é muitas vezes chamada de tiamina que desempenha um papel na digestão e respiração, trabalhando em conjunto com outros membros da vitamina do complexo B para quebrar a comida e liberar a energia que ele contém. No entanto, também tem um papel secundário para garantir a saúde e funcionamento contínuo de ambos os músculos e tecido nervoso. A deficiência de tiamina é extremamente rara, porque esta substância é encontrada numa grande variedade de alimentos tais. Estes incluem muitos vegetais diferentes e frutas, ovos, fígado e alguns produtos fortificados, como cereais matinais. No entanto, se uma deficiência de se desenvolver, o sistema nervoso é mais fortemente afetada. Normalmente vai levar ao aparecimento de coma, seguido de morte.

Os homens precisam de 1 mg por dia, enquanto as mulheres precisam de um pouco menos de 0,8 mg a cada dia. É importante que esta condição é satisfeita, numa base regular, por causa de tiamina é uma das vitaminas solúveis em água, o que significa que não podem ser armazenados no interior do corpo, ao contrário daqueles que podem dissolver em gordura. Em alguns estudos de pesquisa sobre a doença de Alzheimer, os pacientes foram encontrados a ter baixos níveis de tiamina no corpo. O uso de suplementos de tiamina teve alguns efeitos benéficos sobre os pacientes do estudo, embora a extensão desta eficácia, e se não seria útil como medida preventiva, ainda não é conhecida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (187.9 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com