TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Amostragem

Por:   •  21/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  1.567 Visualizações

Página 1 de 3

Lista de Exercícios

AMOSTRAGEM

1) Em uma empresa com cinco departamentos existem 150 funcionários, sendo: 18 no departamento A; 22 no departamento B; 25 no departamento C; 55 no departamento D e 30 no departamento E. Obtenha uma amostra representativa de 10% da população, proporcionalmente a cada departamento.

2) Em uma indústria há 655 operários. Qual o tamanho de uma amostra aleatória que represente 11% dessa população?

3) Durante a Bienal do Livro, foi feita uma pesquisa com objetivo de verificar a preferência de leitura. Supondo que foi colhida uma amostra aleatória de 150 pessoas que corresponde a 4% do total de presentes ao evento, qual a população presente no evento?

4) O diretor de uma escola, na qual estão matriculados 280 meninos e 320 meninas, desejoso de conhecer as condições de vida extra-escolar de seus alunos e não dispondo de tempo para entrevistar todas as famílias, resolve fazer um levantamento por amostragem estratificada, em 10% dessa clientela. Obtenha, para esse diretor, quantos serão os elementos componentes da amostra.

5) Numa sala de aula temos 36 homens e 28 mulheres. Faça uma amostragem estratificada proporcional contendo 16 elementos e considerando o sexo como variável estratificadora. Quantas pessoas de cada sexo serão analisadas?

6) Na feira do automóvel, você fará uma pesquisa para conhecer as preferências relativas a determinados modelos de carros. A população é composta por 680 homens e 490 mulheres. Na impossibilidade de entrevistar todos, faça um levantamento por amostragem proporcional estratificada de 13% dos entrevistados e responda:

a) Qual o tamanho da população?

b) Qual o tamanho da amostra?

c) Qual o número de homens e mulheres que irão compor a amostra?

7) Uma seguradora vendeu 450 apólices de seguro de carro. Com o objetivo de verificar o nível de satisfação dos clientes segurados foi extraída uma amostra sistemática de 30 clientes, começando pelo cliente de número 10. Quais os números dos 5 primeiros clientes selecionados?

8) Uma frota de 800 caminhões a diesel de uma transportadora deve ser avaliada quanto ao nível de emissão de poluentes para decidir sobre a instalação de conversores catalíticos, o que implicará em aumento de custo nos serviços. Utilizando a técnica de amostragem sistemática, obtenha uma amostra representativa da frota, contendo 10% do total de caminhões e responda:

a) Qual o tamanho da população?

b) Qual o tamanho da amostra?

c) Calcule o valor do “intervalo de seleção” para obtenção da amostra.

d) Como será escolhido o número do primeiro caminhão da amostra?

e) Supondo que o primeiro caminhão sorteado seja o de número 7, escreva os números dos 5 primeiros caminhões que farão parte da amostra.

9) Um lote de 90 peças de uma indústria passará pelo controle de qualidade, para tanto, foi solicitado uma amostra 10 peças para serem retiradas pela técnica de amostragem casual. Utilizando a Tabela de Números Aleatórios, mostre como esta amostra será selecionada.

10) Identificar o tipo de amostragem utilizada em cada caso:

a) O gerente de uma loja escreve, em cartões separados, o nome dos 500 clientes, mistura-se e extrai 100 deles para responderem uma pergunta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com