TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação do Desempenho Motor

Por:   •  30/1/2022  •  Artigo  •  18.227 Palavras (73 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 73

SIMÉIA GASPAR PALÁCIO

Avaliação do desempenho motor e acadêmico de crianças com e sem transtorno de déficit de atenção com hiperatividade

São Paulo

2014

SIMÉIA GASPAR PALÁCIO

Avaliação do desempenho motor e acadêmico de crianças com e sem transtorno de déficit de atenção com hiperatividade

Tese apresentada à Faculdade de Medicina de

São Paulo para obtenção do título de Doutor

em Ciências

Programa de: Pediatria

Orientador: Prof. Dr. Erasmo Barbante Casella

(Versão corrigida. Resolução CoPGr 5890, de 20 de dezembro de 2010. A versão original está disponível na Biblioteca FMUSP)

São Paulo

2014

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

Preparada pela Biblioteca da

Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

reprodução autorizada pelo autor

Palácio, Siméia Gaspar

Avaliação do desempenho motor e acadêmico de crianças com e sem transtorno de déficit de atenção/hiperatividade / Siméia Gaspar Palácio. -- São Paulo, 2014.

Tese(doutorado)--Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Programa de Pediatria.

Orientador: Erasmo Barbante Casella.

Descritores: 1.Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade

2.Desenvolvimento infantil 3.Aprendizagem 4.Avaliação de desempenho 5.Índice de massa corporal 6.Criança 7. Destreza motora

USP/FM/DBD-291/14

DEDICATÓRIA

Aos meus pais por me incentivarem a não desistir dos meus sonhos e a meu esposo pela confiança e compreensão nos momentos de ausência.

AGRADECIMENTOS

A Deus, por sempre ter guiado os meus passos e ter me sustentado até aqui em todas as circunstâncias com a sua força divinal.

A meu orientador Dr Erasmo Barbante Casella pelas suas contribuições, transmitindo-me seus conhecimentos e vivências.

À Secretária de Educação do Munícipio de Maringá Edith Dias pela confiança e autorização para a realização do presente estudo.

Ao Dra Rosimeire Ferreira Martins por ter colaborado voluntariamente na realização dos diagnósticos das crianças que participaram da pesquisa.

Ao meu tio Ademir e amigo Lyster pelo acolhimento em São Paulo, incentivo e pelas orações em todos os momentos da realização deste trabalho.

A minha chefe Sonia Bertolini pela compreensão nos momentos em que precisei me ausentar do trabalho.

A todas as crianças, pais, diretoras e orientadoras das escolas que tornaram possível a concretização deste meu sonho.

A minha prima Hilda e as minhas amigas Célia, Paula, Rosângela e Mariza Kazue que sempre me incentivaram nos momentos difíceis e nunca me deixaram desistir deste ideal.

“O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos”.

(Elleanor Roosevelt)

Esta tese está de acordo com as seguintes normas, em vigor no momento desta publicação:

Referências: adaptado de International Committee of Medical Journals Editors (Vancouver)

Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Divisão de Biblioteca e Documentação. Guia de apresentação de dissertações, teses e monografias. Elaborado por Annelise Carneiro da Cunha, Maria Julia de A.L. Freddi, Maria F. Crestana, Marinalva de Souza Aragão, Suely Campos Cardoso, Valéria Vilhena. 3ª ed. São Paulo. Divisão de Biblioteca e Documentação: 2011.

Abreviaturas dos títulos dos periódicos de acordo com List of Journals Indexed in Index Medicus.

SUMÁRIO

Lista de Abreviaturas e Siglas

Lista de Tabelas

Lista de Figuras

Resumo

Summary

1 INTRODUÇÃO..................................................................................... 1 1.1. Considerações Gerais Sobre o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade........................................................................ 4 1.2. Neurobiologia do TDAH................................................................. 6 1.3. Diagnóstico do TDAH..................................................................... 9 1.4. Comorbidades Associadas ao TDAH............................................. 11 1.5. Características dos Subtipos Clínicos de TDAH............................ 12 1.6. Dificuldades Motoras e TDAH........................................................ 14 1.7. Desempenho Motor no TDAH e Índice de Massa Corpórea.......... 19 1.8. Desempenho Acadêmico e TDAH.................................................. 22 1.9. Desempenho Motor e Acadêmico.................................................. 28 2 OBJETIVO........................................................................................... 31 2.1. Objetivo Geral................................................................................. 32 2.1. Objetivos Específicos..................................................................... 32 3 MÉTODO.............................................................................................. 33 3.1. Local e Caracterização do Estudo.................................................. 34 3.2. Triagem das Crianças do Grupo Experimental e Controle............. 34 3.3. Critérios de Inclusão....................................................................... 35 3.4. Critérios de Exclusão......................................................................

...

Baixar como (para membros premium)  txt (116.7 Kb)   pdf (178.2 Kb)   docx (64.9 Kb)  
Continuar por mais 72 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com