TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Breve Resenha de Quincas Borba

Por:   •  2/6/2023  •  Resenha  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 2

 "Quincas Borba" é um romance clássico brasileiro escrito por Machado de Assis e publicado originalmente em 1891. A obra retrata a história de um filósofo obcecado por sua teoria do "Humanitismo", que acredita que o objetivo final da humanidade é buscar a felicidade a todo custo, sem se importar com as consequências para os outros.

 A narrativa é conduzida por Rubião, um ingênuo e provinciano professor de matemática que herda uma fortuna de seu antigo amigo Quincas Borba, o filósofo “humanitista”. Rubião, então, é levado a viver em uma casa em decadência no Rio de Janeiro, cercado por uma série de personagens excêntricos e ambíguos.

 A obra é uma crítica à sociedade brasileira do final do século XIX, marcada pela corrupção, hipocrisia e falta de ética. Machado de Assis retrata de forma sarcástica e irônica a filosofia “humanitista” e a busca pelo sucesso a qualquer preço.

 Embora a prosa de Machado de Assis seja sofisticada e envolvente, a obra pode ser considerada um tanto quanto densa e difícil de acompanhar para o leitor contemporâneo. Além disso, a trama é lenta e a narrativa é interrompida por longas digressões filosóficas, o que pode tornar a leitura cansativa em alguns momentos.

 No entanto, "Quincas Borba" é uma obra importante para entender a produção literária brasileira do final do século XIX e início do século XX, além de ser uma crítica social atemporal que ainda ressoa na sociedade atual.

 Em resumo, "Quincas Borba" é um livro que exige atenção e dedicação do leitor, mas que recompensa com uma reflexão profunda sobre a natureza humana e a sociedade em que vivemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (13.9 Kb)   docx (286.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com