TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSTITUIÇÃO CIDADÃ 30 ANOS DEPOIS

Por:   •  6/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

A  CONSTITUIÇÃO  CIDADÃ  30  ANOS  DEPOIS

Uma constituição é a lei maior de um país e estabelece o modo como ele se organiza em pontos político, econômico, administrativo, social e além de tudo estabelece deveres e obrigações..

Em 1964, o Brasil estava vivendo um regime militar implantado em ditadura e o cenário era repressão e tortura. O poder estava centrado nas mãos dos militares que sem pestanejar selecionavam os devidos presidentes (voto indireto), devido a isso ocorre a redemocratização, onde o povo descontente com o que estava havendo ergue a voz contra o totalitarismo militar. Ao reivindicar a constituinte a população brasileira começa a clamar por anistia e suplica uma nova constituinte, a qual defenda liberdade, democracia e cidadania e assim se faz.

30 Anos depois, o reflexo da preocupação com a fraternidade hoje inseridos na constituição demonstra mudanças que beneficiam a vida humana, como: meio ambiente - onde a nossa Floresta Amazônica está protegida conforme leis; emprego - onde cria-se oportunidades em diversas ares para o trabalhador jovem/adulto; saúde - SUS; direitos humanos - que trata da decorrência do viver de cada um. Surgem também outras constituições de total importância: Código de Defesa do Consumidor; ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente) e o SUS  (Sistema Único de Saúde).

Segundo a constituinte, sua concentração não está em dividir poderes ou falar dos mesmos, mas sim em preocupar-se com uma sociedade melhor, onde os princípios fundamentais estejam inseridos em direitos individuais e coletivos. Mas será que essas medidas/emendas propostas são aceitas pela sociedade? Tem-se os dois lados da moeda, o primeiro é oíndice de criminalidade e desrespeito a leis que tem prevalecido durante esses anos. Mas por quê? O fato é que muitas coisas escritas na constituição nem são discutidas, são deixadas de canto pela bancada, talvez pela sua extensão (ou falta de interesse). Por outro lado, falta de educação e desinteresse do povo causando assim uma falta de consciência.

A constituinte é boa para a sociedade e bem paradoxa, pois apesar de dar-lhe liberdade de expressão verbal e fisica trata como inafiançáveis atitudes criminosas tomadas por você como o racismo, violência contra mulher, preconceito. Sendo assim, o uso do entendimento de todos deve ser usado imediatamente pois uma lei sozinha não muda vidas, mas sim um povo que tem consciência do que faz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com