TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CRIANÇA E O NÚMERO

Artigos Científicos: A CRIANÇA E O NÚMERO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA KAMII, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos.

O livro de Constance Kamii retrata como forma o pensamento infantil na aquisição do número. Numa linguagem simples mais objetiva expõe uma nova modalidade para inserir em sala de aula o aprendizado numérico junto às crianças.

Na introdução são demonstrados alguns conceitos básicos da Teoria de Piaget quanto a compreensão e construção do número.

No primeiro capítulo a autora enfatiza que, segundo a Teoria de Piaget, o número é construído pela criança de acordo com as formas como ela se relaciona com os objetos que lhes são expostos e afirma que essa visão é falsa pois a estrutura lógico-matemático de número não pode ser ensinada diretamente, sendo que a criança tem que construí-lo por si mesma. Cabe ao professor saber conduzir a criança para o pensar e assim desenvolver sua estrutura mental.

No segundo capítulo a autora aborda o objetivo para “ensinar” número, acrescentando que o número, na sua visão, não é ensinado diretamente e cabe ao professor encorajar a criança a pensar com espontaneidade, ou seja, quando a criança pensa ativamente tende a construir o número. A autora ressalta ser difícil encorajar a criança a pensar porque enfatiza que somos (adultos) treinados para produzir nas crianças as respostas certas.

No terceiro capítulo a autora busca proporcionar à criança a construção do número através de seis princípios de ensino, entre eles: encorajar a criança a estar alerta à todos os tipos de relações (objetos); pensar e quantificar os objetos; interagir socialmente com os colegas e os professores, enfim são princípios que busca a importância da aprendizagem vivenciadas através de situações reais da sala de aula.

No quarto capítulo a autora demonstra situações escolares que o professor pode usar para ensinar número. A utilização dos jogos dentro do ambiente escolar seria o melhor recurso para aprender número e sugere situações escolares para estimular o pensamento numérico das crianças para depois aprender a matemática.

Como complemento, em forma de “Apêndice”, a autora relaciona algumas reflexões sobre a autonomia como finalidade da educação, segundo implicações da Teoria de Piaget. Essas implicações divagam pela autonomia moral, construtivismo, autonomia intelectual e por fim a autonomia como finalidade de educação como uma idéia revolucionária à educação.

Este livro vem contribuir muito para os professores, estudiosos, especialistas, pais e família em relação à aquisição do conceito de número pelas crianças de 4 a 7 anos dentro e fora do ambiente escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com