TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cidade que Renasceu das Cinzas

Por:   •  26/8/2016  •  Dissertação  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 3

A cidade que renasceu das cinzas

    Cubatão é uma cidade onde a questão industrial é muito forte, desde a década de 50, aliás Cubatão teve o primeiro polo industrial do país. Mas também sofreu muito com a poluição depois de alguns anos, onde felizmente se recuperou depois de algum tempo.

    Cidade localizada na baixada santista e fica a 40 km da capital São Paulo, com uma população de 125, 178 habitante (Censo do IBGE 2010). Na década de 50, foi inaugurada a Refinaria Presidente Bernardes, da Petrobras, depois a Cosipa (atual Usiminas) se instalou. Com o passar do tempo varias indústrias vieram para a região que começava a se transformar em um grande polo industrial.

    Mas na década de 80 a cidade era conhecida em todo mundo “Vale da Morte” e foi apontado pela ONU como município mais poluído do mundo, o paraíso verde (cercada da Mata Atlântica e rica em recursos naturais) foi tomada por 18 grandes indústrias, entre elas de refinaria, siderúrgica, fertilizantes e produtos químicos. As indústrias liberavam poluentes sem limites em rios, no ar e isso começou a preocupar, o ar cubatense tinha cheiro e cor, imagine só a gravidade que a poluição estava trazendo a todos onde a população sofria com os problemas alarmantes de saúde, crianças nasciam mortais ou apresentavam graves problemas neurológicos e anencefalia. Dados da CETEBESB (Companhia de Tecnológico de Saneamento Ambiental de São Paulo) comprovaram que 30 mil toneladas de poluentes eram lançadas por mês no ar da cidade.

      Em 1984 uma grande tragédia ocorreu em Cubatão o incêndio na Vila Socó (atual Vila São José) onde houve o vazamento dos dutos da Petrobrás e consequentemente a explosão, a incredulidade e o excesso de burocracia de funcionários da Refinaria, segundo denúncia de pessoas que tentaram acionar os bombeiros, quando foi constatado o vazamento, sem que o fogo tivesse começado, foram as causas principais do número de vítimas. Não se sabe exatamente quantas vitimas, o numero oficial é de 93, algumas fontes citam 500 vitimas baseado no numero de alunos que não compareceram mais nas escolas e também as famílias desaparecidas. Depois dessa grande tragédia deputados e senadores tomaram medidas por constatarem o péssimo estado de conservação dos dutos, leis foram criadas para que isso nunca mais voltasse a ocorrer.

    Depois outra polêmica, a favela da Vila Parisi encravada num polígono entre várias indústrias, pessoas viviam em situações desumanas, doentes por causa da pobreza, falta de saneamento e principalmente pela poluição, sofriam ainda mais por estarem ao lado das indústrias. Com isso a prefeitura tomou uma decisão: e a solução foi retirar todos dessa área transferindo-os para um bairro planejado construído às margens da interligação Anchieta-Imigrantes conhecido como bolsão 8.

    Com nível alarmante o governo do estado pediu que a CETESB estudasse as causas da poluição e em 1983 um plano de recuperação ambiental foi implantado, a partir daí houve melhoramento com uma grande rigidez em um plano rigoroso para que a situação fosse controlada e também foi feito a recuperação da Mata Atlântica com o replantio. Em 1992, a ONU apontou Cubatão como símbolo de recuperação ambiental, 98% dos níveis poluentes foram controlados, a cidade saiu da morte para a vida, renascimento melhor dizendo. Em 2011 se apresentou com 100% de controle dos poluentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com