TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Conscientização Da Extinção Dos Animais

Por:   •  26/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.176 Palavras (17 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 17

EE Brazilia Tondi De Lima

Eduarda Souza, 02

Kaique Braz, 10

Marcela Ferreira, 19

Monique Santos, 22

Julia Ferreira, 38

Conscientização Da Extinção Dos Animais

São Bernardo do Campo,

2019


EE Brazilia Tondi De Lima

Orientadora: Paula

Eduarda Souza, 02

Kaique Braz, 10

Marcela Ferreira, 19

Monique Santos, 22

Julia Ferreira, 38

Conscientização Da Extinção Dos Animais

São Bernardo do Campo,

2019

Sumário

Introdução        4

O que significa um animal estar em perigo de extinção?        6

Espécie de menos Preocupação:        6

Espécie Ameaçada        6

Espécies Extintas        7

As consequências da extinção        7

1° Uso da terra e do mar.        8

2° É exploração de organismos        8

3° Mudanças climáticas        8

4° Poluição.        9

5° Espécies invasoras.        9

Causas Extinção        10

Principais causas da extinção de espécies no Brasil        11

Como Prevenir a extinção?        11

Animais Instintos No Brasil        13

1-Ararinha Azul        13

2- Araraju        14

3- Arara-Azul        14

4- Ariranha        14

5- Baleia-franco-do-sul        15

6- Cervo-do-pantanal        15

7- Gato-macarajá        15

8- Lobo-guará        15

9- Macaco-aranha        15

10- Mico-leão-dourado        15

11- Onça-pintada        15

Conclusão        16

Referência        17

        

Introdução 

A extinção dos animais no Brasil ocorre por vários motivos dentre dos quais podemos citar: destruição do habitat dos animais, competição entre eles, doenças, caça e matança deliberada. Mudanças ambientais drásticas e catástrofes ambientais. Tudo isso acontece porque os próprios seres humanos destroem o habitat das espécies e a caça de sua espécie e afetando dessa forma todo ciclo natural da vida. 

 Com tudo isso vem as principais conseqüências que são: biodiversidade, a redução do fundo genético global do planeta, a diminuição do número de recursos naturais e de variedade alimentar, a redução da capacidade da auto-regulação dos ecossistemas e a aceleração das extinção de outras espécies, podemos notar que cuidando do nosso meio ambiente e do nosso planeta no total estaremos cuidando também dos nossos animais e dos seres vivos, não basta apenas preservar é necessário ter amor e consideração pelos nossos animais que fazem uma grande diferença no nosso planeta. Precisamos ter consciência ao retirar o animal de seu habitat natural e tratá-lo como um animal doméstico, porque quando um animal entra em extinção é quase inevitável mudar aquela situação, conseguimos notar a conseqüência apenas quando passa na tv a falta de tal animal ou quando já não existe mais. 

Podemos pensar também que se nós não cuidarmos das espécies que ainda não conhecemos é um fato lamentável por que é um verdadeiro crime para as próximas gerações, perdemos a riqueza da biodiversidade e uma curiosidade é que ainda hoje existe no planeta e que é portadora de um banco de genes “de valor inestimável“, precisamos entender que toda espécie é importante hoje e no futuro, não só para poder servir o ser humano, mas também para garantir o equilíbrio dos ambientes naturais nos quais dependemos.

Um exemplo clássico da extinção de uma espécie é de uma grande ave, o DODÔ, que vivia nas Ilhas Maurícias ( Costa Oriental da África). “Ela pesava em média 25 quilos, era lenta e, com asas reduzidas, não voava, sendo presa fácil de predadores. Nos século XVI e XVII os navios que aportavam nessas ilhas levavam um grande número dessas aves para se abastecerem de carne fresca durante as viagens”. Os últimos dodôs desapareceram em 1680, portanto muito antes do advento da Genética, que apenas nestas últimas décadas desenvolveu tecnologias para o estudo dos genomas e a preservação de genes (banco de genes) das espécies atuais, certamente um tesouro que não podemos perder.

No passado, as colonizações dos novos continentes causaram verdadeiras devastações ambientais, com o extermínio de milhares de espécies e, embora pareça absurdo, o problema, ainda hoje, é grave. Intermináveis listas de animais e plantas em extinção são divulgadas anualmente e, apesar disso, motosserras, redes, armadilhas, diferentes armas e até venenos continuam impunemente sendo usados a serviço dos mais variados interesses, quase sempre injustificáveis

A União Internacional para a Conservação da Natureza forneceu em 1995 uma lista indicando o número de espécies ameaçadas de extinção, em cada um dos grandes grupos de vertebrados:

  • Invertebrados 2.250
  • Aves 1.047
  • Peixes 762
  • Mamíferos 698
  • Répteis 191
  • Anfíbios 63

No Brasil conhecemos bem alguns exemplos, como micos-leões, tatus, veados, tamanduás, peixes-boi, preguiças, lobos-guará, onças, jaguatiricas, baleias, antas, papagaios, araras, gaviões, macucos, tartarugas, jacarés. Em outros continentes as listas também são extensas, incluindo, por exemplo: Urso-polar, leopardos, orangotangos, gorilas, tigres, pandas, rinocerontes, elefantes indianos, coalas, golfinhos, baleias, ursos, grous, águias, condores, pingüins, gaivotas, tubarões, tartarugas etc.

Todos esses exemplos são apenas de vertebrados, animais maiores e por várias razões mais ligadas ao nosso interesse direito, por isso mesmo mais conhecido. O que dizer então das espécies de invertebrados, de vegetais, de microrganismos? Não podemos esquecer que eles são a maioria das espécies do planeta, tendo os vertebrados apenas cerca de 50 mil espécies atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (167.5 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com