TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIDÁTICA E O ENSINO

Por:   •  21/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

DIDÁTICA E O ENSINO

Todo aluno é capaz de aprender. E todo professor deve ser capaz de ensiná-lo. De nada adianta um profissional cursar a melhor faculdade, mas não ter didática, paciência e sensibilidade para respeitar o tempo e as diferenças de cada aluno. Para tanto o professor deve se valer de técnicas que viabilizem a aprendizagem das crianças. Produzir materiais individuais, incentivar que os alunos se ajudem entre si e oferecer exercícios de reforço são alguns dos recursos que o professor pode utilizar para que nenhum aluno fique para trás e assim igualar o nível da turma.

A palavra didática pode ser entendida como ciência e a arte do ensino. Através do estudo desta ciência, podemos conhecer estratégias a serem usadas pelo docente com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem. É fazendo uso das metodologias e ensinamentos passados por ela que o professor poderá criar ambientes que estimulem e favoreçam a aprendizagem do aluno.

Através da educação, o professor pode auxiliar seus alunos para que estes venham transformar sua realidade, pois fazendo uso da didática de modo crítico, o educador tem em mãos a possibilidade de ajudar a desenvolver em seus discentes o senso crítico que os auxiliará, não somente no processo de mudança social, mas também durante toda sua vida. O objetivo do ensino é a aprendizagem, mas nem sempre ela ocorre.

Por isso a Didática tem a função de orientar o educador, de modo que possa levar o educando a construção de seu saber. Para isso é necessário que o professor tenha competência Didática, logo, cabe ao professor nas transmissões do conteúdo levar os alunos à assimilação do novo saber, verificando e avaliando os conhecimentos adquiridos.

O professor deve planejar o curso ou a disciplina a ser ministrado segundo o projeto pedagógico da escola, orientando atividades que permitam aos alunos alcançarem os objetivos propostos, através da supervisão da aprendizagem. Creio que um professor com didática possua maior capacidade e métodos mais eficazes de transmissão do conhecimento para os seus alunos. Este deve ser capaz de expor conteúdos ao mesmo tempo em que estabelece um raciocínio lógico sobre eles ou estimule seus alunos a desenvolverem o pensamento sobre o objeto de estudo. Geralmente as pessoas costumam associar pensar a uma atividade imóvel ou puramente teórica. Mas, na verdade, pensar também engloba a prática. O bom professor deve combinar sistematicamente elementos teóricos com situações reais e práticas.

Em suma, a Didática abrange todas as situações que envolvem o ensinar e o aprender, também as condições pedagógicas, e as praticas educativas e seus elos, de ligações com as suas propostas, assim o professor que está sempre atualizado com o avanço da ciência de sua área específica e, de outras áreas indiretamente relacionadas, estimula os alunos a aprender, media o processo ensino-aprendizagem no qual ele pensa, produz o projeto pedagógico próprio, pode ser considerado um bom professor. 

Referências

OLIVEIRA, M. Rita Neto Sales. Histórico da Didática. In: ________________ O Conteúdo da Didática: um discurso da neutralidade científica. Belo Horizonte: UFMG, 1988, pg. 33 - 47.

http://pt.shvoong.com/humanities/1754855-papel-da-did%C3%A1tica-na-forma%C3%A7%C3%A3o/

http://jornaldedebates.uol.com.br/debate/como-melhorar-qualidade-educacao-no-brasil/artigo/didatica-ferramenta-cotidiana-professor/132

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (116.5 Kb)   docx (746.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com