TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO RESPEITANDO AS DIFERENÇAS NA APRENDIZAGEM

Monografias: A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO RESPEITANDO AS DIFERENÇAS NA APRENDIZAGEM. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 4

Cada um de nós tem um jeito. Somos diferentes uns dos outros. Nos desenvolvemos, agimos e aprendemos de maneiras diferentes. É pensando nisso que, como docentes, precisamos desenvolver a sensibilidade de perceber e conhecer as diferenças, dificuldades e aptidões de cada aluno.

Cada criança já chega na escola com uma bagagem trazida de casa e desenvolvida em seus primeiros anos de vida. Esses anos são muito importantes, pois é nessa fase que acontecem os aprendizados fundamentais; onde a criança forma a sua visão do mundo através das informações que recebe.

A psicopedagoga Juliane Feldmann, em seu livro “Aprender tem que ser divertido” (Editora CEITEC, Florianópolis, 2008), afirma que para abrir as portas para o conhecimento a criança precisa desenvolver plenamente suas funções cerebrais, através de estímulos emocionais e cognitivos recebidos na fase da primeira infância. Porém, a criança poderá perder inúmeras possibilidades se esses estímulos forem inadequados ou insuficientes. Ou seja, “é a estimulação que permite o desenvolvimento dos vários tipos de inteligência e de outros mecanismos.”

Baseada nisso, ao conversar com alunos, professores e pedagogos de duas escolas privadas, percebi que a inclusão de alunos com necessidades diversas (não apenas necessidades físicas, mas sim necessidades intelectuais – base de minha pesquisa) pode ser dificultada pela falta de motivação dos docentes, famílias e alunos. Os problemas encontrados são inúmeros.

Para a pedagoga Fernanda*, todos os alunos aprendem conforme sua modalidade de aprendizagem, porém as aulas devem ser diversificadas a fim de atender a todos. Quando deparado com um aluno com uma necessidade específica (aluno com diagnóstico) este deve procurar se inteirar sobre o problema e verificar qual a forma deste aluno aprender. O pedagogo pode auxiliar o professor mostrando caminhos, estimulando este professor a procurar cursos específicos para se aperfeiçoar, pesquisar em outras escolas alunos com as mesmas dificuldades e trocar experiências de como estão fazendo para ajudar. Para a socialização do aluno, deve-se proporcionar atividades em grupo, dinâmicas envolvendo a todos para mostrar que esse aluno com dificuldades pode aprender e os demais podem auxiliar nesse processo. Fernanda também comenta sobre o preconceito, que muitos alunos sofrem com isso, principalmente os que migram de uma cidade para outra e, levam consigo a cultura e o sotaque daquele lugar. Assim como Fernanda, também penso que diferenças ajudam no aprendizado e, aparecendo essa situação, procuraria fazer um trabalho em sala de aula mostrando aos outros alunos as características da região de onde veio determinada criança, pesquisas, fotos e, ainda outras formas de falar de outras pessoas de regiões diferentes.

Para Lisandra* e Maria*, professoras do terceiro ano do Ensino Fundamental de outra escola, isso só funciona na teoria, pois na prática é diferente. Elas dizem que a maior dificuldade encontrada é a falta de apoio por parte da coordenação da escola. Também falam que professores não são preparados para receber alunos com dificuldades e, consequentemente trabalhar conforme suas necessidades. Particularmente, não posso concordar com elas. Acredito que mesmo se um professor é pós-graduado em diversidade, ele só saberá lidar com isso na prática, trabalhando com alunos e suas diiculdades. Conforme Maria, na relação ensino/aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com