TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO DE APRENDIZAGEM UTA – DIVERSIDADE CULTURAL

Por:   •  10/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.993 Palavras (12 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 12

JANAÍNA DANTAS SANTIAGO

MARIA JOSÉ DA SILVA OLIVEIRA

NEUSA DOMINGUES DE CAMARGO

SUELI PINHEIRO DE SOUZA VILELLA

PRODUÇÃO DE APRENDIZAGEM

UTA – DIVERSIDADE CULTURAL

Trabalho apresentado à disciplina de Pesquisa e Prática Profissional – Organização da escola, Educação e Diversidade e Educação de Jovens e Adultos do Curso de Pedagogia, Turma II modalidade à distância, da Faculdade Internacional de Curitiba-FACINTER.

   Profª Dra Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo

   Profª Dra Joana Paulin Romanowski

   Profª Me Maria Antônia de Souza

   Profº Me Mario Sérgio Michalizen

                   

 

                

ITAPEVI, SP

        2008        

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..............................................................................................3
  2. DESENVOLVIMENTO...................................................................................5
  3. CONCLUSÃO................................................................................................9
  4. QUESTÃO INDIVIDUAL...............................................................................11
  5. REFERÊNCIAS.........................................................................................................13


1- Introdução

        Esse texto é uma reflexão das aulas e da leitura dos livros de Pesquisa e Prática Profissional – Organização da escola, Educação e Diversidade e Educação de Jovens e Adultos e dos estágios que realizamos nessa unidade temática.

        A democratização do acesso ao ensino trouxe para dentro da escola a diversidade e a necessidade de reflertimos ações voltadas para a inclusão social. A escola esta marcada pelas diferenças sociais, culturais, individuais, de valores, de crenças, pelos conflitos e às vezes até por violência.

Buscar construir valores e formação para a cidadania para que essas questões deixem de ser motivo para fracasso e evasão escolar é o nosso grande desafio enquanto educadores e ate do nosso sistema educacional, mas felizmente através das aulas, da leitura dos livros indicados nessa unidade temática e de nossas observações e participações nos estágios, estamos certas que estão sendo dados os passos para que a escola, principalmente preparando os professores saiba lidar com as diferenças entre os indivíduos e assim a educação seja de fato um direito de todos.

Em nossas visitas as escolas ficaram claro que um dos maiores desafios a serem enfrentados pelo corpo docente é incorporar ao cotidiano escolar o trabalho com a diversidade e a complexidade da nossa sociedade, tornando os instrumentos do processo educativo.

Podemos observar que as escolas possuem excelentes projetos que tentam agregar os conteúdos dos concernentes as disciplinas e as temáticas contemporânea. As datas comemorativas afloram essa junção porque elas proporcionam festas, apresentações, homenagem, e principalmente trazem a comunidade para a escola.

As escolas realizam homenagem as mães, aos pais, festa junina, projetos relacionados à Páscoa, folclore e visitas a museus, cinema e teatro, passeios a parques.

A escola representa o espaço social do aluno. É nela, que este aluno entrará em contato com interesses coletivos e onde seu desejo individual estará submetido às leis e regras da coletividade.

Esses projetos são importantíssimos uma que os pais (embora a maioria tenha o ensino médio completo) poucos levam os filhos ao teatro e museus, assim a escola oferece aos alunos inclusive da EJA a oportunidade de ir além do circuito TV ou shopping.

É importante frisarmos que essas festas, passeios estão inseridos num contexto, que além dos objetivos didáticos também tem como objetivo uma sociedade mais humanizada que conhece e respeita as diferenças e tem o compromisso com o meio ambiente.

2- Desenvolvimento

Muitos professores adiantam as salas de aulas dominando de forma competente, concernente às disciplinas que ministram, mas é evidente que a formação acadêmica recebida não e suficiente para lidar com a complexidade do cotidiano escolar. O professor se vê diante de situações onde se torna necessária uma interventiva que transcenda a transmissão de conteúdos referente a grade curricular.

Ensinar é um desafio permanente. Implica refletir sobre as praticas e as concepções por nos adotadas ao iniciarmos nossos alunos no mundo da escrita, analisarmos e recriarmos nossas metodologias de ensino, a fim de garantir, o mais cedo e da forma mais eficaz possível, o direito de não apenas ler e registrar autonomamente palavras numa escrita alfabética, mas de poder ler e compreender e produzir os textos que compartilhamos socialmente como cidadãos.

Portanto estamos num momento que se faz necessário questionar o papel da escola na sociedade atual. Assim a escola não pode mais ficar comprometida apenas com a instrução (nos referimos à transmissão de conteúdos) apartados da situação e dos conflitos cotidianos. Um meio para alçar essa abertura na escola é o contato com a comunidade na qual se insere.

Esse é um trabalho conjunto, que pressupõe articulação, entre o conhecimento cientifico e as necessidades da sociedade. As pessoas da comunidade passam a ser incluídas na escola, participam através de suas competências e saberes. A realidade dos descentes passa a ser incorporada à escola, sua cultura, suas formas de conhecer e explicar o mundo, suas crenças e valores são pontos de partida para o desenvolvimento dos conteúdos escolares e a cultura da comunidade passa a ser valorizada.

Nesse aspecto podemos observar que a Escola Estadual Professor Osvaldo Elci está no caminho certo, um exemplo está o Projeto o Dengue onde os alunos colocaram o que fazem (incluindo seus familiares) para combater o mosquito da Dengue e que atitude devem ser tomadas para evitar a proliferação do mosquito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (179.3 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com