TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENERGIA NUCLEAR

Por:   •  25/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.639 Palavras (11 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 11

ENERGIA NUCLEAR1

Fátima Cristina Venzo Gomes2

Alexandre Correa Abreu3

Eros Natan da Silva Albino4

Resumo: A energia nuclear está sendo utilizada pelo mundo inteiro e tem grandes benefícios. Sendo as informações sobre ela muito precárias, e muitas pessoas acabam tendo uma visão errada. Uma vez que surge informações de tal catástrofes envolvendo a energia como, por exemplo, Chernobyl, na Ucrânia, em 1986.Mas como qualquer outra tecnologia avançada pode ser usada para fazer grandes realizações como também para destruição, sendo bem aproveitada poderá gerar energia limpa que deverá abastecer uma grande cidade ou várias, também ajuda na cura ou prevenção do câncer, com a energia nuclear pode ser usada para fazer armas de destruição em massa que terão um grande poder de destruição.

Palavras Chave: Energia Nuclear, Tecnologia, Energia Limpa

Abstract: Nuclear energy is very used by the whole world and has great benefits, but not much is known about it, and many people have just tends an erroneous vision, because only become aware of major disasters involving energy as, for example, Chernobyl, Ukraine, in 1986, and do not know much of its benefits. However, like any other advanced technology can be used both for the good and bad, being well used may generate clean energy which may supply a large city or multiple, you can also help in the cure or cancer prevention, but can be used to make weapons of mass destruction which will have a great power of destruction, which if used will have major consequences.

Key Words: Nuclear energy, technology, clean energy  

Resumen: La energía nuclear es muy utilizado por todo el mundo y tiene grandes ventajas, pero no se sabe mucho acerca de ella, y muchas personas acaban tiende una visión errónea, porque sólo se hacen conscientes de los grandes desastres que involucran la energía como, por ejemplo, en Chernobyl, Ucrania, en 1986, y no sé mucho de sus beneficios. Pero al igual que cualquier otra tecnología avanzada puede utilizarse tanto para el bien y el mal, siendo bien utilizados pueden generar energía limpia que puede suministrar una gran ciudad o múltiples, también puede ayudar en la cura o la prevención del cáncer, pero puede ser utilizado para fabricar armas de destrucción masiva que tendrá un gran poder de destrucción, que tendrá importantes consecuencias.

Palabras Clave: La energía nuclear, la tecnología, la energía limpia


CONSIDERAÇÕES INICIAIS

        O presente trabalho tem como o objetivo explicar o funcionamento da energia nuclear seus benefícios e consequências se for usada incorretamente, também será apresentado o funcionamento de uma usina nuclear, com dados dos países que mais utilizam esse tipo de energia e como é tratado a energia nuclear no Brasil. Será apontado as maiores catástrofes no mundo envolvendo usinas nucleares e a consequência da radiação para o corpo humano, e além disso como é o funcionamento de uma arma nuclear e seu imenso poder de destruição.

1 ENERGIA NUCLEAR

1.1 O Que é Energia Nuclear

        A energia nuclear é a energia liberada na transformação dos núcleos dos átomos (partículas minúsculas que compõem cada objeto no universo) existe uma enorme quantidade de energia mantendo os átomos unidos, e essa energia pode ser usada para fazer energia elétrica. Os melhores átomos para a produção de energia é o plutônio e o urânio, levando em conta que o uranio destaca-se melhor entre eles, a liberação de energia dos átomos desses elementos é muito maior que as dos outros, podendo assim, ter um melhor aproveitamento. Mas primeiro precisa transformá-la em energia elétrica, primeiro deve-se liberar a energia contida nos átomos, em um processo denominado reação nuclear, e isso pode ser feita de duas maneiras.

        A primeira delas é a Fissão nuclear (usada nas usinas nucleares) bem como, um núcleo de um átomo que se rompe para formar novos elementos, à partir de um bombardeamento de neutros no núcleo de um determinado elemento que após ser bombardeado libera uma quantidade de energia que poderá ser multiplicada milhares de vezes se uma fissão desencadear outra e assim sucessivamente, esse processo precisa ser controlado, caso contrário pode provocar terríveis acidentes libertando altos níveis de radioatividade. Vale salientar que esse processo raramente ocorre naturalmente na natureza.  Abaixo na figura 1 mostra a fissão do urânio e os elementos que pode ser formado. [pic 1]

 [pic 2]

A segunda é a fusão nuclear (processo usado para gerar energia no sol) é quando dois núcleos se combinam para formar um único núcleo mais pesado, nesse processo não é muito simples, para poder ocorrer uma fusão nuclear os núcleos primeiramente tem que vencer a repulsão gerada por cada núcleo, e isso só ocorre em altíssimas temperaturas, como exemplo o sol (temperatura aproximadamente é 14.000.000°C) onde dois isótopos do elemento Hidrogênio (Deutério e trício) sofrem a fusão. Figura 2, gerando espontaneamente energia térmica que é essencial para a vida na terra.

[pic 3]

Figura 2 Fonte: http://www.plasma.inpe.br /LAP_Portal/LAP_Sitio/Texto/Reacoes_de_Fusao.htm

Como um dos principais elementos usados nas reações nucleares o urânio (U) primeiramente precisa ser enriquecido, devendo aumentar a porcentagem de U-235 (urânio físsil) da massa total. Na forma que é encontrado na natureza tem 99,27% de U-238 (urânio não fissionável) que não tem utilidade para o uso nas usina nucleares, o que se faz seria aumentar a quantidade de U-235 artificialmente até atingir uma porcentagem de 3% a 5% da massa total (que já é o suficiente para usar em usinas), por mais que pareça pouco a quantidade de energia liberada pelo uranio enriquecido é muito alta, pôr exemplo,  a quantidade de energia que 0,5 Kg de urânio enriquecido fornecem é equivalente a 3,8 milhões de litros de gasolina.

        O uranio se encontra na natureza em forma de dióxido de uranio (UO2) misturado com argila enxofre entre outras impurezas. Para fazer o enriquecimento do uranio primeiramente transforma-se o UO2 no gás hexafluoreto de urânio (UF6) e fazer este gás difundir-se por placas porosas até chegar na porcentagem de U-235 desejada, com esse processo separasse o U-235 do U-238. O U-238 que não passou pelas placas porosas poderá ser aproveitado para fazer blindagem de tanques de guerra e na fabricação de projeteis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (242.2 Kb)   docx (71.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com