TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Bacharelado em Engenharia Civil Disciplina

Por:   •  3/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Bacharelado em Engenharia Civil Disciplina: Introdução à Engenharia Tutora: Jessica Flavia de Oliveira Meireles Aluno: Carlos Alberto Mariano da Palma

A engenharia é a solução sustentável dos problemas que a sociedade enfrenta. Como o caso crise de habitação, na qual foi desenvolvida os conjuntos habitacionais, que tem como objetivo oferecer moradia a famílias de baixa renda, com um menor investimento possível, sem deixar de garantir a segurança e o bem-estar.

Para alcançar este objetivos são abordados diversas áreas da engenharia, como; engenharia ambiental verifica se a localização não irá impactar no ambiente como área de mananciais; engenharia agrimensura analisa a topografia e tipo de solo afim de evitar possíveis desmoronamentos e reduzir custos com terraplanagens; engenharia sanitária projeta tratamento sanitário adequado evitando a degradação do solo e risco a saúde dos moradores; engenharia civil projetar uma edificação confortável com baixo custo ao mesmo tempo segura, capaz de suportar efeitos climáticos, como chuva de granizo, ventáveis, zelando a vidas dos moradores.

Além de projetar, a engenharia tem que conseguir expor a ideia de segurança e conforto que aquela edificação proporcionar aos possíveis moradores, de forma simples e objetiva, existem ferramentas que podem auxiliar a compreensão, como maquetes eletrônicas. É essencial saber se comunicar de forma técnica e clara com o operacional, para que a execução do projeto siga planejamento, usando ferramentas para facilitar o entendimento, como os desenhos técnicos. Também terá que ser argumentativo com investidores e políticos, apresentando a melhoria na qualidade de vida e desenvolvimento do pais que esse investimento proporcionaria, como melhoria na saúde da população, com uma estrutura de saneamento evitaria propagação de doenças como leptospirose, poliomielite, cólera, dentre outras.

A engenharia tem o objetivo solucionar os problemas da sociedade, de forma econômica usando o mínimo de recursos possíveis, ao mesmo tempo sustentável sem afetar a próximas gerações, analisar um projeto como um todo, afim de eliminar interferência e possíveis riscos. Como A. M. Wellington, (1847-1895) descreveu a engenharia sendo “a arte de fazer...bem, com um dólar, aquilo que qualquer outro pode fazer com dois.” (HOLTZAPPLE; REECE, 2013, p. 1). E também é capaz conseguir se comunicar com diversos níveis das classes sociais apresentando os principais pontos de sua proposta de forma esclarecedora e convincente. Como disse Lee Iacocca “Você pode ter ideias brilhantes, mas se não for capaz de transmiti-las, elas jamais o levarão à parte alguma.” (G. RICHARD SHELL, MARIO MOUSSA, 2007, p.9)


REFERÊNCIA E PESQUISA

Secretaria da Habitação. Habitação, 2021. Manual. Disponível em:

<https://app.habitacao.sp.gov.br/ManualGraprohab/Inicio.html> Acesso em: 29 de Out. de 2021

TALITA CRUZ. Viva Decora Pro, 2020. Conjunto Habitacional: Entenda Sua Origem e Por Que Influenciou a Arquitetura Moderna. Disponível em:

<https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetura/conjunto-habitacional/> Acesso em: 29 de Out. de 2021

UVA, Uva, 2020. Tipos de Engenharia: guia completo que você deve conhecer. Disponível em: <https://www.uva.br/blog/blog-da-uva/tipos-de-engenharia-guia-completo-que-voce- deve-conhecer> Acesso em: 29 de Out. de 2021

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com