TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENTRADA DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

Por:   •  25/1/2016  •  Dissertação  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

A entrada progressiva da mulher no mercado de trabalho começou de fato com a 1ª e  2ª Guerras Mundiais (1914-1918 e 1939-1945, respectivamente) pois os homens eram tirados de suas casas para defender seus países e com isso, as indústrias estavam ficando cada dia mais vazias.

Foi a partir do conceito de socialização promovido pelo welfare state que as mulheres começaram a ter uma mudança em relação ao mercado de trabalho; Com certa divisão do Estado em relação aos cuidados com as crianças e idosos, principalmente nas áreas de saúde e educação a mulher começou a ter mais espaço no mercado.

É importante ressaltar que nos anos 60 e 70, o trabalho feminino era uma questão economica, tinha um cunho de “segundo trabalho”, apenas para complementar a renda familiar. Já hoje, é questão de independência, é visto como uma “exigência individual e identitária das mulheres”, o trabalho feminino se tornou um valor.

Mesmo no mercado de trabalho a um bom tempo, as mulheres acabam ainda sofrendo muitas injustiças, como salários inferiores aos masculinos, para a mesma função, assédios no ambiente de trabalho e a dupla jornada, visto que o país, o mundo, de forma geral ainda é predominado pelo machismo e a mulher é vista como a responsável pelo lar.

Aos poucos a mulher vem ganhando mais espaço no mercado, principalmente pelos novos valores sociais que vem sendo construidos, onde a mulher tem estudado cada vez mais, para construir carreiras de sucesso de deixando casamentos e filhospara momentos posteriores. Aos poucos a mulher tem tido mais igualdade e maior inserção, mas ainda há um longo caminho pela frente, até que o mercado fique igulmente justo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com