TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXPANSAO EUROPEIA: As Grandes navegações

Por:   •  15/4/2020  •  Monografia  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

SINTESE - MODULO 1

H1 – A EXPANSAO EUROPEIA

As Grandes navegações

Os europeus do final da idade média conheciam o mediterrâneo, mas temiam e sonhavam com o “mar tenebroso” como era chamado o Oceano Atlântico, Expansão Marítima é o nome dado ao processo pelo qual os europeus, enfrentando esses temores partiram em busca de rotas comerciais mais rentáveis....

Com fator econômico, havia a necessidade de buscar mercadorias e metrais preciosos além das fronteiras europeias e de acumular capitais nas mãos de poderosos comerciantes ou dos Estados modernos que patrocinavam expedições de exploração.

Do ponto de vista político, o fator fundamental foi o surgimento do Estado moderno na Europa, com poderes concentrados no rei. Com a centralização política, houve condições para mobilizar capitais necessários ao financiamento das expedições.

A tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos em 1453, não foi o fator fundamental para o surgimento das grandes navegações como até há pouco tempo se afirmava. É certo que com a dominação dos otomanos, houve uma redução temporária das rotas comerciais que passavam por aquela cidade e pelo mediterrâneo oriental. Isso encareceu muito as mercadorias vindas do Oriente, e que incentivou as rotas a procura de uma nova rota.  Esse movo caminha deveria passar pelo oceano Atlântico, uma vez que as rotas terrestres eram controladas pelos muçulmanos e pelas cidades da península itálica.

Bem antes da queda de Constantinopla, os navegantes portugueses já haviam iniciado suas viagens atlânticas, com a exploração da costa da África.

A expansão marítima portuguesa

Portugal nasceu desse processo, empreendendo a expansão marítima pelo atlântico, a qual livraria a Europa de sua dependência do mar Mediterrâneo. O comercio europeu encontrava um novo caminho para chegar as fontes de mercadorias e metais preciosos do Oriente.

O reino de Portugal foi um dos principais agentes da expansão marítima europeia. As índias eram as maiores produtoras de mercadorias de interesse para a Europa. Os navegantes portugueses seguiam em direção ao rico Oriente pelo Leste, contornando a África

Três momentos podem ser destacados na linga expansão portuguesa: a tomada Ceuta, no norte da África; a criação das escolas de Sagres, um centro de reunião de navegadores, cartógrafos, astrônomos e outros estudiosos, sob a liderança do infantes Dom Henrique; e a chegada de Vasco da Gama as índias, Chegar as américas foi apenas uma continuação desse processo.

Expansão Marítima Espanhola

A expansão marítima espanhola começou no mesmo período em que se completava a guerra de Reconquista contra os muçulmanos, em 1492. A centralização política já havia se iniciado, com a união dos reinos de Aragão e Castela, em 1469. Nesse sentido, não é coincidência que a conquista de Granada, último foco de resistência dos muçulmanos, tenha ocorrido no mesmo ano em que espanhóis chegavam a américa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com