TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ensaios: A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  1.357 Palavras (6 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

A arte está presente desde os primórdios da humanidade. É a manifestação viva do ser humano, sintetiza sua história, cultura, sentimentos e emoções. Com ela a nossa capacidade de percepção e reflexão é ampliada, pois está diretamente ligada a formação subjetiva, cognitiva, cultural e social.

O ensino da arte é muito importante para o desenvolvimento do ser humano desde a sua infância, é nesta fase que a crianças sonham acordadas, elas reinventam, inventam, descobrem e imaginam coisas novas, exploram sem medo um mundo ainda desconhecido, pois o que realmente importa é o brincar. E é por isso que existe a necessidade do professor usar o lúdico, para permitir que a criança aprenda brincando. Dando a oportunidade para que ela crie expectativas, espere pelo inesperado e aumente suas possibilidades de sonhar. Então ela irá aprender se sentindo mais feliz e realizada.

Sendo assim, este trabalho tem como finalidade entender qual a importância da experiência estética na formação da criança. Para isso usaremos como referência as obras do artista Joan Miró, pois são dotadas de uma linguagem infantil simples e de fácil interpretação do mundo.

2 DESENVOLVIMENTO

A arte tem um importante papel na primeira infância. Nesta fase, as crianças sentem prazer em fazer algum tipo de arte, seja pintar, desenhar, cortar, montar, colar. Essa é a forma que se expressam com mais facilidade.

A arte tem sido tradicionalmente, uma parte importante nos programas da educação infantil. E cabe ao professor como mediador estético oportunizar momentos de criação, compreensão e imaginação. Contudo, para que o professor seja capaz de oportunizar estes momentos é necessário que ele tenha tido alguma experiência estética. Caso contrário, mesmo que esteja bem informado tecnicamente e teoricamente pouco vai adiantar. Ele precisa criar sensibilidade com exercícios críticos do fazer artístico em nível de imaginação, percepção ou prática. E com o intuito de criar esta experiência, iremos analisar e apreciar a vida e as obras do artista plástico Joan Miró por sua arte lúdica e enganadoramente infantil.

Joan Miró nasceu em Barcelona em 20 de abril de 1893, e foi um importante pintor e escultor surrealista catalão. Faleceu em Palma de Maiorca em 25 de dezembro de 1983 deixando um acervo que hoje fica na Fundação Joan Miró situada no Parque de Montjuïc, em Barcelona Espanha com mais de 14.000 peças. Entre elas: pinturas, esculturas, têxteis, cerâmicas, esculturas e desenhos.

Além destas obras que estão na fundação, varias outras obras podem ser vistas em museus e instituições e ruas em diversas partes do mundo.

2.1 RELEITURA DA OBRA DE JOAN MIRÓ

Escolher apenas uma obra deste grande artista foi uma tarefa difícil, pois sua genialidade nos fascina em cada detalhe de suas obras. Decidimos então fazer uma releitura de uma escultura em cerâmica de 1945 com o título original de Personnage. Por se tratar de uma escultura que aguça a imaginação, nos apropriando dos elementos de linguagem dele.

Mais importante do que a obra de arte propriamente dita é o que ela vai gerar. A arte pode morrer; um quadro desaparecer. O que conta é a Semente. (JOAN MIRÓ).

Personnage, 1945 – Joan Miró.

Após analisar o melhor tipo de material para realizar a releitura desta obra de Miró, chegamos a um acordo que seria: Biscuit, papel marche e tintas.

Modelamos no biscuit a base da escultura e deixamos secar por aproximadamente 24hs. Quando estava um pouco seco começamos fazer o papel marche, e para isso colocamos o rolo de papel higiênico de molho na água (foi retirada a água sanitária, pois temos uma integrante do grupo com alergia) por alguns minutos, em seguida, fizemos o preparo de um grude e usamos duas xícaras de farinha de trigo, duas xícaras de água e levamos ao fogo até engrossar. Quando esfriou, acrescentamos cola branca (para fixar melhor). Fizemos então a aplicação do papel marche na base que foi modelada em biscuit e deixamos secar. Quando estava um pouco seco fizemos a pintura na peça.

Abaixo temos a primeira etapa da produção da escultura. Durante este processo houve diversas alterações na estrutura.

“Uma forma nunca é algo abstrato, é sempre um homem, um pássaro ou algo mais. Forma é nunca considerar a forma.”

Joan Miró

Logo abaixo temos a etapa final da releitura. Procuramos recriar na escultura um desenho mantendo alguns traços de Joan Miró, como cores diversificadas e linhas infantis.

O trabalho com a releitura no fez entrar em contato com o universo da arte de forma participativa ao apreciar e ter informações sobre a obra de Miró. Reproduzir esta obra nos permitiu vivenciar e desenvolver algumas habilidades como a percepção e imaginação, além de ampliar nosso universo cultural.

Assim percebemos como foi importante e gratificante tentar entender a obra o artista e realizar uma releitura dela. Então fica claro como a arte está presente na vida da criança. Ela é claramente observada quando a criança desenha/rabisca/pinta no chão, na parede, na areia, no próprio corpo, em matérias e lugares encontrados ao acaso.

2.2 IMPORTÂNCIA DA ARTE E RELEITURA NA FORMAÇÃO ESTÉTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

A arte estimula o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias em inúmeras áreas de estudo. Além disso, possui um valor intrínseco na construção humana.

Trabalhar com a releitura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com