TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física

Por:   •  26/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  4.256 Palavras (18 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 18

universidade pitágoras unopar

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA

educação física - licenciatura

[pic 1][pic 2]

Cidade

2020

Cidade

2020

Cidade

Caicó - RN

2021

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        TEMA        4

2        JUSTIFICATIVA        5

3        PARTICIPANTES        6

4        OBJETIVOS        7

5        PROBLEMATIZAÇÃO        8

6        REFERENCIAL TEÓRICO        9

7        METODOLOGIA        10

8        CRONOGRAMA        11

9        RECURSOS        12

10        AVALIAÇÃO        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15

INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda o Papel do Professor de Educação Física no ensino de modalidades esportivas e a participação do mesmo para com todo tipo de aluno, ou seja, abrange diversas áreas que o Profissional de Educação Física pode atuar.

A escolha pelo esporte como tema desse trabalho se deu principalmente pela sua holística inserção na sociedade. O esporte tratado na escola sem um significado de rendimento e competição permite aos educandos vivenciar formas de prática esportiva que privilegiem a cooperação, podendo se tornar um excelente meio para que dentro de um processo educativo, contribua para a formação crítica e integral do ser humano.

Todos sabem como a participação do Profissional da área é importante desde a sua formação, visto que nos estágios os alunos já conseguem vivenciar a importância de uma boa formação acadêmica para que ele possa futuramente colocar em prática todo seu aprendizado.

Este trabalho está organizado em duas etapas, são elas: a importância do professor de educação física no ensino de modalidades esportivas e uma situação-problema onde o tema será Educação Física e o Esporte.

 A produção científica nas propostas de ensino dos esportes poderia estar mais articulada, ou seja, o esporte ocupa praticamente 50% das aulas de Educação Física, sempre quando se fala em Educação Física é relacionado o esporte. Com isso, deve-se investir mais em trabalhos científicos que abordem a produção do conhecimento, das mais variadas formas de envolvimento da população com esse fenômeno cultural que é abrangente na sociedade contemporânea.

A metodologia utilizada foi a leitura de diversos artigos que estavam acessíveis para que os alunos pudessem compreender o objetivo do trabalho, que tem grande importância não apenas acadêmica, mas social também, pois ensina valores e embasa a importância de inclusão de todos os alunos nas participações nas aulas de Educação Física. Isso prepara o acadêmico para a sua futura formação e como ele deve lidar com diversos aspectos da área no seu ambiente de trabalho.

  1. TEMA

  1. JUSTIFICATIVA

O tema discutido nesse projeto visa buscar o conhecimento demostrando todas as etapas desde a montagem até a finalização das ideias propostas, o projeto busca entender como cada criança envolvida trabalha sua coordenação motora através do esporte.

O projeto visa a abordagem e também a função do professor nesse processo, demostrando as dificuldades encontradas para a montagem e organização do material explicativo que podem fortalecer as ideias e seu currículo escolar. No qual ao adquirir esse conhecimento para poder auxiliar melhor os envolvidos, e assim passam mais segurança para seus alunos e os deixam com mais vontade de aprender.

A formação de ideias para a montagem do Projeto demonstra como é abrangente as formas de oferecer a educação através de outros meios como é o caso do esporte. Ao tema escolhido abre várias oportunidades de levar conhecimento para crianças e mostrar que através do esporte ela pode ter uma melhoria de vida na parte educacional e social, enriquecendo de forma motivacional e levando ela a gostar da prática esportiva.

Com esse intuito deve-se também proporcionar momentos de lazer e diversão no qual ela aprende brincando, mostrando que os conhecimentos adquiridos durante a formação de um futuro professor podem ser repassados para outros. E assim, transformando aprendizado em trabalho e em motivos para continuar a levar melhorias para a sociedade.

  1. PARTICIPANTES

O Projeto de Ensino se destina as crianças das series iniciais do Fundamental, o intuito do projeto é fazer com que tenham uma formação através do esporte, apresentando pra elas as várias formas de crescer e ser uma pessoa mais sociável e que o esporte transforma o modo de pensar e agir.

O esporte também traz vários benefícios na vida dessas crianças além de ensinar a como ser mais sociável trabalha a coordenação motora, as habilidades e o lado saudável també

xx

  1. OBJETIVOS

Objetivo Geral

Objetivos Específicos

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

A grande dificuldade encontrada é a forma de trazer essas crianças para praticar esportes que não seja dentro das escolas em momentos de aprendizagem e desenvolvimento das aulas de Educação Física. A ideia é levar esse projeto e o conhecimento para fora das escolas também que é onde a sociedade é bem mais diferente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (159.2 Kb)   docx (44.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com