TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação, Gênero e Etnias

Por:   •  27/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.185 Palavras (13 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 13

A 12ª edição da semana de extensão da Universidade Tiradentes (UNIT), traz como tema central “Educação, gênero e etnias: a extensão universitária na promoção dos direitos humanos”. O evento oferece à comunidade universitária de todos os campi e também do ensino a distância a oportunidade de relatar suas experiências por meio de uma vasta programação que inclui minicursos, palestras, etc. Por meio da Coordenação de Extensão, entre os dias 23 e 27 de abril a semex começa.

A Semana de extensão (Semex) da Unit já é realizada há 12 anos e, de acordo com a professora Cristiane Lima, a coordenadora geral do Semex, serve para o ensino e amadurecimento da comunidade acadêmica. “É a partir do tripé da formação universitária, composto pelo ensino, pesquisa e extensão, que desenvolvemos as atividades de forma atuante, que causa impacto de transformação social”, afirmou.

No campus Propriá, a Universidade Tiradentes realizou a Semex entre os dias 23 e 27 de abril, porém os dias com palestras foram entre os dias 23 e 25, mas em outros dias se tinha os minicursos, palestras aconteceu quatro, uma no primeiro dia, duas no segundo dia, no terceiro dia estava previsto para acontecer duas palestras, mas por motivo de doença um dos palestrantes não teve condição de ir ao evento, acontecendo apenas uma palestras no dia e quatro palestras no total de todo o evento no campus Propriá.

2 PALESTRA DE ABERTURA

Psicologia positiva aplicada a educação e o bem-estar do profissional foi o tema da primeira palestra, a palestra inaugural ministrada pelo Dr. Alvaci Freitas Resende, que também lançou a sua mais recente obra durante a palestra. A palestra se deu início por volta das 19:20 e foi até quase às 21:50 e teve como local o auditório Min. Carlos Ayres de Brito.

2.1 Psicologia positiva aplicada a educação e o bem-estar

A psicologia positiva é um ciência. Ciência que estuda as habilidades e fortalezas pessoais nos processos mentais dos indivíduos. “A extensão é o momento que se leva o conhecimento aprendido aqui para a sociedade”, foi uma das frases inicias utilizadas pelo palestrante para descrever o que deve ser uma extensão.

Gestão, o que é gestão? Essa foi a primeira pergunta feita pelo palestrante, respondida por ele mesmo posteriormente: “Gestão significa gerenciamento, administração onde exista uma instituição uma, empresa, uma entidade.”

Os estilos de aprendizagem, são as somas de elementos cognitivos (pensamentos) Fisiológicos, afetivos e características de personalidade que manifestam de maneira que podemos perceber.

Segundo o palestrante Dr. Alvaci tem um tipo de preparação para vencer, para ser confiante e fazer com que as coisas deem certo, e ele explica isso utilizando para tal as funções mentais superiores: A percepção que é a interpretação do estímulo (transforma o estimulo físico em informação psicológica). Por meio dela, o homem interpreta a si mesmo, o mundo e sua posição em relação a este. A sanção que é a operação que leva ao cérebro informações de fenômenos do meio externo e do estado do organismo, é um processo ativo (o indivíduo participa deste). A memória que é a faculdade de reproduzir conteúdo inconsciente. Atenção que é o mecanismo que permite a fixação de alguns estímulos e a organização das informações para o processo de tomada da decisão. Linguagem é preciso entender o que se fala. A emoção delimita o campo de ação e conduz a razão, uma frase citada pelo Dr. Alvaci em relação a emoção foi a do Jorge Bucay: “Não somos responsáveis pelas emoções, mas sim do que fazemos com as emoções”.

A psicologia positiva surgiu no final dos anos 90 fundamentada por Martin Seligman, que estava cansado de estudar caso de depressões, o ex-presidente da Associação Americana de Psicologia decidiu dedicar-se a entender as origens da felicidade. A psicológica positiva é o estudo científico do funcionamento humano ótimo que pode servir de base para fundamentar o trabalho educativo em torno da ação tutorial. Segundo Seligman e Peterson é basicamente o estudo do bem-estar (regendo ele a formula da felicidade).

2.1.1 Dinâmica

Durante a primeira palestra do semex teve momentos que aconteceram dinâmicas, duas na verdade uma no início que o palestrante pediu para que todos em dupla desenhasse uma mão em uma folha de papel e que em cada dedo desenhado se escrevesse uma palavra que achássemos necessário para ser um bom profissional.

A outra dinâmica aconteceu no meio da palestra quando o Dr. Alvaci ensinou alguns movimentos para se fazer para aliviar o estresse e que fez todos ficarem de pé para que esses movimentos pudessem ser feitos e também foi mostrado que para realizá-los é necessário.

2.1.2 Vídeos

Em um momento da palestra todos foram apresentados a dois vídeos colocados pelo discursador, no primeiro vídeo foi ilustrado a situação de uma mulher que ao sair do trabalho percebe que todos ao seu redor estão completamente conectados e que não se falam uns com os outros por estarem ligados demais aos seus aparelho, por querer mudar essa situação a mulher coloca uma mesa no meio do corredor e faz com que as pessoas sentem na mesa e que realizem conversas reais nessa mesa, e não conversas virtuais como estavam fazendo anteriormente.

No segundo vídeo foi mostrado na prática como funciona o riso induzido que faz as pessoas rirem pelo simples motivo de estar vendo outra pessoas sorrir sem nem mesmo saber o motivo, na situação demostrada no vídeo mostrava um rapaz em algum tipo veículo coletivo que ao olhar para o celular começa a rir muito e quando as pessoas que estavam próximas a eles o percebiam rindo como estava, todos começam a rir incontrolavelmente também.

3 SEGUNDO DIA

No segundo dia, dia 24 de abril, aconteceram duas palestras a primeira começou por voltas das 19:00 horas e foi até às 20:30 que foi proferida pelo Dr. Fábio Victor de Aguiar Menezes e teve como tema a Teoria geral das provas no direito processual civil. Já a segunda palestra que teve início próximo das 20:30 foi até quase às 21:40, ela tinha como tema Intolerância religiosa e violação de direitos humanos: um fenômeno global, a palestrante desse tema foi a professora e advogada Kellen Josephine Muniz de Lima.

3.1 Teoria geral do direito processual civil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com