TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação á Distância

Por:   •  24/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

A Educação á Distância viabiliza a formação de pessoas que vêm sendo excluídas do processo educacional tradicional por questões de localização ou por indisponibilidade de tempo nos horários tradicionais de aulas das universidades.

Os cursos EAD são fundamentados nas teorias de comportamentalismo,construtivismo e sócio-interacionismo.

Comportamentalismo:É uma teoria de base mecanista,refletindo a crença na possibilidade de manipulação de comportamento humano.

Construtivismo:Crê que o conhecimento que todos nos possuímos  mais é sobre o mundo,nas partes construtiva desse mundo.O conhecimento não é objeto fixo ele é constituído pelo individuo.

Sócio-interacionismo:O conhecimento é socialmente construído do interpessoal para o intrapessoal.

   No Brasil onde o acesso a universidades,não é garantido  pro todas as classes sociais,a EAD vem como oportunidade de diminuir as distancias geográficas entre o aluno e a universidade.

Com o avanço da EAD foi preciso criar metodologias que ajudassem os alunos na aquisição do conhecimento.Foi criado os ambientes virtuais de aprendizagem,que são softwares que auxiliam na criação de cursos acessíveis através da internet.

A EAD é fundamental em três teorias de aprendizagem que são:

Comportabilismo:Baseada nas teorias de Skiner,é uma teoria de base mercanista,o individuo é sempre possivo e o processo ocorre a revelia de sua vontade.

Interacionista:Baseada nas ideias de Vygotsky nela a única possibilidade de conhecimento é aquela que segue  o caminho de interação do meio para o individuo.Nela o professor é o grande mediador.

Construtivismo:Baseada em Piaget,o conhecimento é uma construção que resulta das ações físicas ou mentais desenvolvidas pela criação sobre os objetos.

---------------------------------------------------------------

 A educação a distancia vem avançando muito nos últimos anos,cada vez mais universidades estão oferecendo esses cursos e utilizando os AVAS como ferramenta nos cursos.Essa modernidade de ensino fundamenta-se em três teorias de aprendizagem que são:

Construtivismo:Nele os alunos assumem a responsabilidade de ser própria aprendizagem  e tem de desenvolver competências metacognitivas que lhes permita organizar e orientar a sua aprendizagem.

Interacionista:O aprendizado é feito em interação com seu objeto de estudo,está ação do outro,o conhecimento e socialmente construído.

Comportabilista:Refletem uma concepção emperista,as forças externas são determinantes comportamento individual,onde o individuo é sempre passivo.

 

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com