TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Eficiência Energética

Por:   •  28/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 2

Bruno

Curso Engenharia Elétrica - N

Os distúrbios de energia elétrica mais comuns são:

 

Subtensão: É quando o valor da amplitude da senoide de tensão está abaixo do normal. Caracterizado pelo decréscimo da tensão RMS para valores menores de 90% na frequência fundamental e uma duração maior que 1 minuto.

Efeito: irá causar mal funcionamento dos equipamentos alimentados

pela rede elétrica.

Soluções: Condicionadores de energia, separação dos circuitos elétricos, Redimensionamento de rede e dos circuitos elétricos.

Sobretensão: É quando a amplitude da senoide de tensão está acima do normal. Caracterizado pelo aumento da tensão RMS em média de 110% na frequência fundamental e uma duração maior que 1 minuto.

Efeito: Pode causar a queima e danos de equipamentos, tanto em residências, comércios e até na indústria, caso não tenha um sistema dimensionado para atender essa situação.

Soluções: Condicionadores de energia, separação dos circuitos elétricos, Redimensionamento de rede e dos circuitos elétricos.

 

Ruídos: É caracterizado por um sinal elétrico com frequência menor que 200 Kilohertz superposto no sinal de tensão e corrente nos condutores fase, ou também encontrados no neutro ou em linhas de sinal.

Causa: Indução de sinais de frequência, chaveamento de equipamentos de potência, aterramento mal feito ou impróprio, dispositivos a arco.

Efeito: Mal funcionamento de equipamentos eletrônicos, perda e alteração em sinais digitais.

Soluções: Uso dos filtros de linha, Separação física de fontes geradoras e prejudicada, aterramento correto e equalização das potencias.

 

Blackouts: É a ausência do fornecimento de energia elétrica que pode ocorrer em poucos milissegundos chegando a vários minutos. É repartida em momentânea, temporária e de longa duração.

Causa: Falta temporária de energia, atuação de dispositivos de segurança, descargas atmosféricas, Queda de árvores, curto-circuito.

Efeito: Desligamento de equipamentos eletroeletrônicos, a queima e perda de dados eletrônicos, reinicialização de máquinas eletroeletrônicas, falhas em fontes chaveadas, stop da máquina.

Solução: Nobreaks, Geradores de energia, fontes de energia renovável, separação de circuitos de potência, Redimensionamento do circuito geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (33.7 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com