TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Espermiogênese Humana

Por:   •  3/4/2020  •  Resenha  •  1.931 Palavras (8 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

Professor(a): Paulo Henrique de Morais

Ensino Médio - Série:  1ª

Valor: 10,0

Aluno(a):____________________________________________________ Nº: _____

Nota:

Disciplina:  Biologia 1

P3 – 1º Bimestre (1ª Atividade – Quarentena)                          Data:     27/  03 /2020.

TODA ATIVIDADE AVALIATIVA DEVERÁ SER RESPONDIDA A CANETA AZUL OU PRETA. QUESTÕES RASURADAS OU COM LETRA ILEGÍVEL, OU COM ERROS DE DIGITAÇÃO SE FOREM FEITAS AO COMPUTADOR, NÃO SERÃO CORRIGIDAS. PARA A REALIZAÇÃO DESTA ATIVIDADE SERÁ NECESSÁRIO PESQUISAR A INTERNET, FAZER LEITURA DO CONTEÚDO NA APOSTILA POSITIVO, E ASSISTIR A PELÍCULAS REFERIDAS NA ATIVIDADE. NÃO É UMA MERA ATIVIDADE DE CÓPIA DA INTERNET, PELO FATO DAS QUESTÕES SEREM AUTORAIS OU ADAPTADAS DE QUESTÕES DE VESTIBULARES OU DO ENEM. PORTANTO, EMPENHE NA MELHOR FORMA POSSÍVEL AO RESOLVÊ-LAS, FAÇA LEITURAS, PESQUISE NA INTERNET, SEJA ESFORÇADO E CRITERIOSO.

OBS; Como as questões são autorais, as respostas de vocês não poderão ser plágios. Afinal, me esforcei na produção desta atividade para que não fosse apenas; “um copiar e colar”. Aquelas atividades que as respostas forem exatamente iguais serão desconsideradas. Após a resolução das questões, vocês deverão enviar a atividade no email: phbiologomorais@gmail.com. Poderão ser fotos, arquivos digitalizados ou escaneados. Depois de enviadas serão lidas e comentadas por mim pelo whats ou até mesmo na sala de aula, após passado este período de quarentena. Se cuidem e estudem vocês são todos especiais e com um potencial muito grande! Bjos

Questão 01: O ovo amniótico foi uma estrutura que mostrou um avanço evolutivo entre os animais. Sobre ele, faça o que se pede;

[pic 3]

a) Porque essa estrutura representou um progresso reprodutivo na evolução dos animais tetrápodes. Justifique sua resposta.

b) Nomeie as estruturas de 1 à 8.

c) Qual a função da estrutura representada pelo número 7? Como esta estrutura aparece nos seres humanos?


Questão 02: Use embasamentos evolutivos e embriológicos para explicar a seguinte pergunta: “Quem veio primeiro? O ovo ou a galinha?” Justifique sua resposta. Não use respostas prontas da internet, explique com suas palavras.


Questão 03: Na embriogênese humana existe uma diferença entre os períodos gestacionais dos seres humanos e dos cangurus. O período gestacional dos seres humanos dura 270 dias em média e dos cangurus dura em média 35 dias. Cite e explique dois motivos pelos quais animais placentários como os seres humanos e os cangurus tem tempos de gestação tão diferentes. Explique utilizando as questões reprodutivas a associadas a tais distinções reprodutivas.


Questão 04: Assista ao documentário: “Construindo o Planeta Terra”, que pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=MPATtHrY1AM e esse outro link de outro documentário que auxilia na resolução das questões chamado; “O Último dia dos Dinossauros”: https://www.youtube.com/watch?v=-8U8Fs589mI

Depois de assistir aos documentários, e utilizando seus conhecimentos escolares anteriores, responda às questões a seguir:

a) Provavelmente qual foi o evento que fez com que as plantas terrestres pudessem existir?

b) Após o desaparecimento dos dinossauros o que justificou a sobrevivência de alguns mamíferos?

c) Relacione as Teorias criacionistas e evolucionistas com a Origem da vida. E diga qual das duas teorias o filme aborda, para isso escreva uma passagem do filme que justifique a sua escolha entre Criacionismo ou Evolucionismo.

d) Conte a história do documentário “Construindo o Planeta Terra” com no mínimo 10 (dez) linhas. (LEMBRE-SE O MESMO RESUMO QUE VOCÊ PODERÁ ENCONTRAR NA INTERNET, EU TENHO ELE NO MEU COMPUTADOR, TOME CUIDADO COM O PLÁGIO PARA QUE NÃO SEJA DESCONSIDERADO, USE SUAS PALAVRAS.


Questão 05: As estruturas embrionários desempenham várias funções durante a embriogênese humana, sendo cruciais no pleno desenvolvimento dos seres humanos. Sobre este assunto, identifique as estruturas numeradas na figura abaixo e correlacione-as à coluna a seguir.

[pic 4]

(    )   estrutura com função de remover excretas.

(    )   realiza trocas gasosas entre o embrião e o meio externo.

(    )   membrana que evita o dessecamento do embrião.

(    )   permite a fixação do embrião na parede do útero.

(    )   armazena reservas nutritivas durante o desenvolvimento.


Questão 06: Explique como surgiram os primeiros seres humanos no planeta Terra. Para formulação da sua resposta, faça leitura dos textos a seguir, que relacionam as teorias monofilética ou da Eva Negra e a Teoria Polifilética ou Multifatorial. Você deverá escrever um texto relacionando qual das duas teorias seria a mais correta para a Origem dos animais, e dos seres humanos. De no minimo 6 (seis) linhas, bom trabalho.

Texto 1: É verdade que o DNA mitocondrial prova que houve um "Adão" e uma "Eva", isto é, um casal de ancestrais da raça humana?

Não. Isso não faz sentido por que as mitocôndrias são passadas apenas pelas mulheres por meio dos óvulos e portanto seu DNA serve para rastrear as chamadas ‘matrilinhagens’. O que os pesquisadores chamam de “Eva mitocondrial” é simplesmente a ancestral comum mais recente (MRCA, do inglês Most Recent Common Ancestor) de todas as mitocôndrias existentes hoje. Ela não é a primeira mulher e nem a única ancestral comum já que a mãe dela, de quem ela recebeu suas mitocôndrias, é também uma ancestral comum, apesar de não ser a mais recente. Existe também o chamado “Adão do cromossomo Y” que é o mais recente ancestral comum de todos os cromossomos Y existentes nos homens de hoje. De maneira análoga às mitocôndrias, mas desta vez em relação aos homens, os cromossomos Y por recombinarem muito pouco com o cromossomo X e serem passados apenas dos pais para os filhos, nos permitem rastrear as 'patrilinhagens’. Aqui mais uma vez, o “Adão do cromossomo Y” não é o primeiro homem e nem o único ancestral comum dos cromossomos Y, que fique bem claro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (271.7 Kb)   docx (139.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com