TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Falta De ética Gera Prejuízos às Empresas

Trabalho Universitário: A Falta De ética Gera Prejuízos às Empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

A falta de ética gera prejuízos às empresas

Entendo que o autor quis dizer que, negócio algum funciona sem diretrizes, sem articulações e muito menos sem iniciativas. Porém, negócio algum poderá crescer sem apoio, sem união do grupo, sem o coletivo. Outro exemplo a respeito da ética pode ser ilustrado no sistema de compra e venda de produtos, no qual, não há venda sem consumo e sem comprador. Entendo que a ética é um produto de mercado e que deve surtir interesse em obtê-la para sustentar o grupo na corporação.

É embaraçoso falar de ética, pois, deveria ser algo intrínseco a qualquer pessoas, mas não é.

O companheirismo corporativo deveria existir, mas não existe, o poder e o dinheiro sempre "falaram" mais alto, e é por isso que vemos tantas pessoas que jogam defensivamente, não dão espaço para os outros, pois, sabem que na primeira vez em que derem uma chance ao azar, serão traídas pelo até então "amigo".

Com toda essa busca eterna por lucro a ética profissional as vezes e esquecida, porém agora os esforços estão voltados para a questão da responsabilidade ambiental e a preocupação com as partes interessadas está sendo cada vez mais importante para sobrevivência da empresa, desta forma as empresas tem que estar atento ao ambiente externo, pois ele cada vez mais tem influência nas decisões dos gestores.

A organização luta por interesses, desconhece normas antigas, tem novos parâmetros morais (maximizar lucros,almejar sucesso. evidenciar ostentações) é o egoísmo sobressaindo. Perdeu-se o sentido de responsabilidade social, a organização tende a buscar em fatos, eventos materiais etc. As justificativas de suas intenções éticas.

O colaborador (funcionário) que segue as leis cumpre suas obrigações e não barganha direita e favorecimentos são visto atualmente como otário. A ideologia da malandragem permanece, existe um desinteresse pelo bem comum, os interesses particulares estão superando direitos coletivos, não existe solidariedade e muito menos generosidade, a validade da lei é ignorada, cada vez mais aumenta a deterioração da rede social em relação ao respeito com o semelhante, mais por cinismo do que por ignorância.

Nas organizações, a grande competitividade coloca as pessoas em

batalhas sem fim, disputando fatias de mercado, disputando posições de

destaque dentro das empresas e fora delas. Na busca desenfreada pelo

reconhecimento, manutenção do "status", prestígio, lucratividade e poder,

muitas das vezes, a ética é deixada de lado. É a guerra da sobrevivência

patrocinada pelo mercado.

Espero que no futuro a ética tome o seu lugar novamente.

Aula tema – 3

Passo 1,2 e 3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com