TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Por:   •  14/4/2015  •  Ensaio  •  4.625 Palavras (19 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 19

        GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

INTRODUÇÃO

A adolescência é uma fase bastante conturbada na maioria das vezes, em razão das descobertas, das idéias opostas às dos pais e irmãos, formação da identidade, fase na qual as conversas envolvem namoro, brincadeiras e tabus.
Adolescência e gravidez, quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias conseqüências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois envolvem crises e conflitos. O que acontece é que esses jovens não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade.

Meninas muito novas engravidam e na verdade ainda são verdadeiras crianças para terem filhos, os corpos ainda estão em formação não estão prontos para uma gravidez, que pode prejudicar muito a vida dessas meninas no futuro e ao mesmo tempo ocorrem diversos riscos na hora do parto.

A gravidez implica em profundas mudanças na vida da mulher, podemos dizer que, a partir dai a garota vai amadurecer muito mais depressa, passando de menina a mãe. O mesmo acontece com o pai, que passara a ser papel ativo na vida das duas outras pessoas: mãe e filho.

RISCOS

O corpo na idade perfeita para ter filhos é depois do 18 anos a 30 anos de idade.
Antigamente as mulheres tinham filhos quando eram muito novas também, mas era do dentro do casamento, coisa que hoje não é mais assim, as meninas engravidam fora do casamento e são praticamente obrigadas a morar junto, mas isso não é o pior motivo, meninas que engravidam num período muito próximo ao de sua primeira menstruação podem ter vários riscos de gestação devido à imaturidade da vascularização uterina, causando partos prematuros ou uma placenta insuficiente, pré-eclampsia ou eclampsia, anemia, infecção urinária ou vaginal, etc.

Porém esta faixa etária coincide com a maior não aceitação da gestação, e adolescentes não tem abertura como de uma mulher adulta, fazendo que o parto seja uma cesariana causando mais riscos ainda a uma jovem menina.

O importante é que a mãe não tente esconder a gravidez com roupas largas ou muito apertadas. Muitas vezes, a nova mãe faz regime para não chamar a atenção dos pais com o aumento do peso. Esse tipo de atitude, já de início, compromete a saúde do bebê. É claro que em alguns meses mais tardes, será impossível esconder a gravidez e o nascimento do bebê. Assim é melhor contar o quanto antes as pessoas em que confia e, dessa forma, buscar ajuda e apoio.

ORIENTAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS

A escola pode ser um espaço importante na orientação sexual dos estudantes.

Muitas escolas ainda não trabalham com este assunto.

Por que não o fazem?

Ultimamente, o tema da sexualidade na juventude tem ganhado espaço na grande mídia do país. Foi preciso que a AIDS atingisse proporções epidêmicas e o número de gravidez indesejada na adolescência crescesse a níveis preocupantes para que se prestasse mais atenção a um dos instrumentos mais eficazes contra esses problemas: a orientação sexual nas escolas.

Em vista da quantidade de situações relacionadas à área sexual à qual o adolescente é exposto através da mídia, tendo em consideração a dificuldade dos pais em estabelecer o diálogo sobre o tema e sabendo-se que o adolescente, mesmo quando tem a informação, frequentemente não a utiliza por onipotência própria da idade, vergonha ou pressão grupal, é imperativa a difusão de programas semelhantes nas escolas brasileiras. Não há mais tempo a perder.

DST

Doenças sexualmente Transmissíveis

São doenças que são transmitidas durante a relação sexual, e elas podem se manifestar tanto nos órgãos genitais, como podem se manifestar em outras partes do organismo.

As DSTs são causadas por bactérias fungos, protozoários e vírus, visualizadas através de microscópios.

A troca constante de parceiros, a falta de uso de preservativos, e uma higiene inadequada, são fatores que frequentemente facilitam a aquisição das doenças sexualmente transmissíveis.

Podemos citar três DSTs causadas por microorganismos, chamadas de vulvovaginites: a gonorréia, a candidíase e a tricomoníase.

GONORRÉIA

A gonorréia provoca pingadeira ou esquentamento, é uma infecção que ataca o aparelho genital e uterino, e é mais comum que se manifeste em homens, mas atine as mulheres também.

Nos homens, os sintomas são os seguintes: de 2 a 7 dias após o contato sexual, começa-se a sentir coceira na uretra, ardor ao urinar, e um pus de cor amarelada ou amarelo esverdeada.

Na mulher podem ocorrer quadros mais graves, pelo fato dela ser pouco sintomática no início, e podendo acarretar infecção de órgãos mais internos. Nas mulheres, a gonorréia pode até provocar a esterilidade, se a infecção atingir as trompas.

É importante que a mulher, desde criança, tenha consultas periódicas com um ginecologista, de forma a garantir o funcionamento de seu aparelho reprodutor.

Para prevenir a gonorréia, alguns cuidados podem se tomados:

# evitar a promiscuidade, ou seja, a constante troca de parceiros;

# urinar após o ato sexual, para que o fluxo de urina ajude a lavar o canal da uretra;

# jamais fazer uso de medicamentos sem a orientação de um médico, pois o uso inadequado de antibióticos faz com que a bactéria fique ainda mais forte.

CANDIDÍASE

A candidíase vaginal é uma micose muito comum na mulher, que causa vermelhidão, muita coceira e a presença de um corrimento esbranquiçado.

Percebe-se a presença de placas semelhantes a leite coalhado nas paredes internas da vagina, podendo espalhar-se e chegar às coxas e nádegas. A própria gestação pode predispor ao aparecimento dessa doença.

TRICOMONÍASE

Já a tricomoníase é uma das formas mais comuns de vaginite. É uma infecção comum na mulher, que causa uma vulvovaginite, com a presença de um corrimento mal cheiroso esverdeado, que deve ser tratado inclusive em seu parceiro.

A tricomoníase é contraída durante as relações sexuais com um homem que mantém os microorganismos no prepúcio, na uretra ou na próstata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)   pdf (325.5 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com